quarta-feira, 29 de junho de 2011

Proteja sua senha


Na internet ninguém está seguro. "Infelizmente não existe senha inviolável, de modo geral não existe sistema 100% seguro", avisa Alexandre Braga, pesquisador.
Para dificultar os ataques, o segredo está na combinação dos dígitos. Quatro números geram 10 mil combinações, cinco números 100 mil, seis são um milhão de combinações. Apesar de parecer bastante, um hacker ainda pode violar a senha em segundos.
“Se você acrescentar uma letra, você multiplica pela quantidade de letras do alfabeto, então são 26 vezes mais, isso se considerar só maiúsculas ou só minúsculas. Se considerar as duas, multiplica por 52. Mas isso, em um sistema que não tenha outras proteções, só se vale da senha, ainda é pouco, ainda é fácil de descobrir em minutos”, alerta Braga.
Por isso o ideal é usar letras, números e até pontuações. A senha deve ter no mínimo oito dígitos, mas use o máximo permitido. Para ser fácil de lembrar faça uma frase.
"A Globo é a emissora de TV do Brasil, por exemplo. Escolha todas as iniciais dessa frase, e monta com isso uma senha. Aí trocamos vogais por números, a letra E pode ser o 3, e assim por diante, isso dificulta o atacante de adivinhar sua senha", explica o pesquisador.
Um estudo de comportamento sobre a escolha da senha, usado no Centro de Pesquisa em Tecnologia de Informação, mostra que metade das pessoas inicia a combinação utilizando os primeiros botões do teclado, no caso das letras A e S, dos números 1 e 2 e das pontuações ! e @. Isso facilita a descoberta. Outro erro comum é formar uma palavra em que a primeira letra aparece maiúscula.
“A senha, de forma nenhuma pode parecer uma palavra, no sentido de ter vogais, consoantes, vogais e consoantes, seguidas por dois ou três numeros. Isso é uma senha fácil. E evite usar números conhecidos, que os seus seguidores da internet conhecem. Suas datas de aniversário, placa de carro, números de documentos em geral. Seja criativo”, conclui.”, avisa.
Troque a senha de seis em seis meses. É melhor anotar num papel uma senha difícil do que ter a combinação fácil na cabeça e ser descoberto.
Outras dicas e orientações de segurança na internet
Se você costuma fazer compras ou pagar contas pela internet, compre um computador bem simples e barato só para acessar a internet e fazer essas compras e pagamentos. Não use esse computador para ler e-mails, baixar conteúdo nem para acessar redes sociais ou instalar programas. Essas são as principais fontes de vírus, de programas maliciosos que roubam senhas e dados pessoais.
Há estatísticas que dizem que, ao ligar o computador, o usuário já é vítima de, pelo menos, uma tentativa de invasão. E o risco é maior em ambientes públicos. Um computador só é seguro se tem antivírus atualizado. Existem alguns gratuitos disponíveis na internet. Mas a fonte tem de ser confiável.
Os programas precisam ser originais. A senha é como a chave de casa: pessoal, intransferível e com, no mínino, oito caracteres. Melhor se misturar números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos. Senhas usadas para acessar emails ou sites de bancos jamais devem ser usadas em lugares públicos como lan houses, hotéis e cafés. Outra dica é não usar a mesma senha em sites diferentes.
Cuidado com as lojas virtuais. É preciso checar a procedência. O “cadeado” no topo da página é garantia de ambiente seguro. Nas redes sociais, configure as opções de privacidade para segurança máxima. E só aceite como amigos pessoas que você realmente sabe quem são.
Texto: Helen Sacconi(JornalHoje)– Imagens: Jornal Hoje(RedeGlobo)
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.