quarta-feira, 15 de junho de 2011

Irati começa a adotar a Lei Seca


Irati começa adotar a mesma lei que proibiu o consumo de bebidas em vias publicas. A 1ª votação já passou na Câmara de Vereadores de Irati. O PL 015/2011 que restringe o consumo de bebidas alcoólicas a locais apropriados e proíbe o consumo em locais públicos foi aprovado em primeira votação por unanimidade. Segundo o vereador Sidnei Jonaldo Jorge (PSDB), este projeto não vem proibir o uso do álcool, mas, hoje há muita reclamação de perturbação de sossego, em locais da cidade em que se reúnem para o consumo de bebidas alcoólicas, e o projeto que veio através de um pedido do comandante da 8ª Cia Independente da Polícia Militar - PM, Major Taborda, e que já está sendo utilizado em municípios vizinhos, visa reduzir os problemas de violência, de alcoolismo e deixará a comunidade livre das bagunças que ocorrem por cauda do álcool. O vereador José Ronaldo Ferreira, comentou sobre o propósito de reduzir os problemas futuros com a aprovação do Projeto 015/2011, e citou exemplos de grandes centros como Rio de Janeiro, onde já se perdeu o controle por causa do álcool e das drogas. Em conversa com o repórter Tadeu Stefaniak, Taborda explicou que a medida tem o objetivo de controlar o comportamento inadequado de algumas pessoas que tem causado brigas, perturbação do sossego, danos ao patrimônio público, entre outros transtornos a população. “A permanência de pessoas na rua não é o maior problema. O problema é a permanência causando desordem, ou seja, nós não vamos solucionar todos os nossos problemas, mas esta lei vai diminuir consideravelmente as ocorrências que a gente atende”, entende.
De acordo com o Major, essa solicitação foi enviada não só aos vereadores de Irati, mas também a todas as cidades que compõe a área de comando da 8ª Companhia Independente (Inácio Martins, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Ivaí, Guamiranga e Ipiranga). “Identificamos a importância dessa lei, que não tem a função de proibir que as pessoas bebam, mas sim restringir em via pública. Conseguimos o apoio da comunidade e estamos discutindo. A maioria dos municípios irá atender a solicitação e a Polícia estará fiscalizando”, explica.
Muitas pessoas questionam se a lei autoriza a venda de bebidas alcoólicas em festas de igrejas, associações ou em eventos públicos, como shows, por exemplo.  Por isso, Taborda fez questão de ressaltar que a ingestão de bebidas nesses locais poderá ser liberada, desde que os coordenadores ou responsáveis pelo evento autorizem e cumpram todas as medidas de segurança. “A lei é bem explicativa e vai determinar realmente o que é proibido ou não. Em eventos particulares, como rodeio ou show, por exemplo, não vai ser proibido, ficando sob responsabilidade dos organizadores das festas a liberação ou não da ingestão”, confirma.
Texto: RadioNajua – Foto: Divulgação
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.