quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TEXAS BURGER - DISK ENTREGA 3446-5669 SEU LANCHE TAMBÉM NA SUA CASA

Texas Burger mudou de endereço, mais os lanches continuam sempre gostosos. São vários tipos de lanches: EspeciaisInfantilFritasDa Fronteira e os Tradicionais. Tudo isso com menor preço da cidade e ainda a entrega em qualquer lugar da cidade é só ligar 3446-5669. Local na Av. São João ao lado do Sicredi.
 
Texas Filé: Pão, molho especial, filé bovino, ovo, queijo mussarela, fatias de calabresa e vinagrete
Texas Boi Brabo: Pão, molho especial, filé bovino, fatia de calabresa, ovo, queijo mussarela, bacon, batata palha, alface, tomate e picles
Infantil:
Boizinho: pão (pequeno), molho especial, hambúrguer bovino, queijo mussarela, alface, bacon, tomate e picles
Franguinho: pão (pequeno), molho especial, hambúrguer de frango, queijo mussarela, alface, bacon, tomate e picles
Equipe:

CONCURSO PÚBLICO - UNICENTRO contrata professores



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Diário de Guarapuava Imagem: Divulgação


De 5 a 13 de novembro, a Unicentro receberá inscrições para o teste seletivo de admissão de professores colaboradores. São 151 vagas, sendo 112 para Guarapuava e 39 para Irati. As inscrições serão feitas pela internet, no endereço www.unicentro.br, e a entrega da documentação exigida é realizada nos protocolos dos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati, ou por correspondência postada por Sedex. A lista de documentos necessários pode ser encontrada no edital. O prazo para quem for fazer a entrega dos documentos via Sedex é o dia 13 de novembro. Os candidatos que optarem pela entrega da documentação nos protocolos da Unicentro têm até o dia 14. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80. O sorteio da data do ponto da prova didática será no dia 4 de dezembro. A data da realização das provas é o dia 5 de dezembro.O resultado será publicado a partir do dia 10 de dezembro. Outras informações através da Diretoria de Concursos pelo (42) 3621-1047 ou (42) 3621-1084.
Vagas
O edital prevê vagas para o Setor de Ciências Agrárias e Ambientais de Guarapuava, nos departamentos de agronomia, ciências biológicas, geografia e medicina veterinária. Para o Setor de Ciências Agrárias e Ambientais de Irati, nas áreas de engenharia ambiental, engenharia florestal e matemática. Para o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Guarapuava, nos departamentos de arte-educação, comunicação social, filosofia, história, letras e pedagogia. Para o Setor de Humanas em Irati, nas áreas de história, letras e educação. Para o Setor de Ciências da Saúde de Guarapuava, nas áreas de educação física, farmácia, enfermagem e ciências da saúde. Para o mesmo setor em Irati, nos departamentos de fonoaudiologia e psicologia. Por fim, há vagas no setor de ciências sociais aplicadas de Guarapuava, nas áreas de sociais aplicadas, contabilidade, economia, secretariado executivo e serviço social. Em Irati, as vagas para o Sesa são em administração, ciências contábeis e turismo.




Carro fica grudado em árvore e destruindo em acidente na BR-158



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Alexandre Moura (CGN) Imagem: Noticias Policiais


Ronaldo Júnior de Liz Mattana, 25 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (31) no quilômetro 406 da BR-158, próximo a entrada que dá acesso a construção do novo campus da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul em Laranjeiras do Sul).
Ele conduzia o veículo GM/Celta, com placas de Pato branco, da empresa Stampa Copiadoras Impressoras Multifuncionais, quando perdeu o controle da direção. No momento do acidente chovia muito.
O carro rodou na pista e capotou. Em seguida caiu em uma ribanceira e bateu em uma árvore. O veículo quase atingiu um barraco de lona, onde mora um idoso de 72 anos que estava em casa no momento do acidente. Ronaldo ficou preso às ferragens e morreu no local.



SERIE A - SUL-AMERICANA - Jogos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Brasileirão 
Com rivalidade acirrada, Galo e Fla fazem jogo com ares de final em BH

Se um campeonato de pontos corridos tem várias finais, não necessariamente elas reúnem sempre os postulantes ao título. O duelo entre Atlético-MG, vice-líder, e Flamengo, 14º colocado, que fecha a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode deixar bem encaminhada a competição, restando apenas cinco jogos para seu encerramento. Enquanto o Galo briga para recuperar a distância palpável de seis pontos para o líder Fluminense, o Rubro-Negro pode chegar a 43 pontos em caso de vitória, abrir dez de vantagem para o Z-4 e praticamente se livrar do risco de rebaixamento. A partida será realizada nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA). Sandro Ricci arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 444 faltas (média de 34,1 por jogo), aplicou 60 amarelos (média de 4,6 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,31 por jogo) e três pênaltis (média de 0,23 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos mineiros e dois dos cariocas na Série A deste ano: e Atlético-MG 1 x 0 São Paulo (24ª rodada), Flamengo 0 x 3 Corinthians (10ª rodada) e Coritiba 3 x 0 Flamengo (23ª rodada)

Atlético-MG: o time atleticano está definido para a partida decisiva. Para tentar diminuir a diferença de pontos do líder Fluminense, o Galo entra em campo com Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô.
Flamengo: o técnico Dorival Júnior deve mudar duas peças em relação ao time que venceu o São Paulo na última rodada. Cleber Santana entra na vaga de Wellington Bruno, e Airton, com dores na coxa direita, deve dar lugar a Ibson. Cáceres seria titular, mas uma pancada no quadril ainda o incomoda. Léo Moura, com dores na coxa direita, também está vetado. O Rubro-Negro deve entrar em campo com: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Amaral, Ibson, Renato e Cleber Santana; Liedson e Vagner Love. 

Sul-Americana
Em alta, São Paulo encara atual campeão da Sul-Americana no Chile
Com o 4-3-3, o São Paulo cresceu de produção no Campeonato Brasileiro. Uma arrancada colocou o time na quarta colocação, sete pontos à frente do Internacional e com grande chance de garantir vaga na Taça Libertadores de 2013. Na noite desta quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, o Tricolor terá uma prova de fogo para mostrar ao seu torcedor que se tornou um time confiável.
Universidad de Chile: o técnico Jorge Sampaoli resolveu priorizar a Copa Sul-Americana. Por isso, La U terá praticamente força máxima nesta quarta-feira e atuará com os reservas no fim de semana, no clássico contra o Universidad Catolica, pelo Campeonato Chileno. A dúvida é o goleiro Johnny Herrera, que teve apagada passagem pelo Corinthians. Ele pode ser substituído por Garcés. A escalação provável tem: Herrera (Garcés); González, Rojas, Mena e Rodríguez; Cereceda, Aránguiz, Lorenzetti e Martínez; Gutiérrez e Ubilla.
São Paulo: sem Luis Fabiano e Paulo Miranda, poupados, o técnico Ney Franco resolveu apostar em Willian José e Douglas para o duelo desta quarta. A outra novidade é a volta de Jadson, que cumpriu suspensão diante do Sport. O Tricolor entrará em campo com: Rogério Ceni, Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Jadson; Lucas, Willian José e Osvaldo.
* A história dos confrontos entre as duas equipes mostram três empates e duas vitórias do São Paulo. Os chilenos marcaram cinco gols e os brasileiros balançaram as redes adversárias nove vezes.
* Universidad de Chile é o sétimo time estrangeiro que os paulistas encaram no torneio continental. Até aqui, o desempenho é apenas regular, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de 47,2%.
* Quando atua como visitante na Sul-Americana, o São Paulo não costuma ir bem. Em seis jogos, conquistou apenas uma vitória (The Strongest-BOL em 2003), um empate (LDU de Loja em 2012) e quatro derrotas (River Plate-ARG em 2003, Boca Juniors-ARG em 2007, Millonarios-COL em 2007 e Libertad-PAR em 2011)
* O São Paulo enfrentou uma equipe chilena pela última vez há quatro anos. Na Libertadores de 2008, o rival foi o Audax Italiano pela primeira fase. No Chile, os donos da casa venceram por 1 a 0. No Morumbi, os brasileiros deram o troco e venceram por 2 a 1, gols marcados pelo Imperador Adriano. 



Justiça acata pedido do MP e prefeita de Natal é afastada



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Kívia Soares ( NE10) Imagem: Divulgação


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) acatou o pedido de afastamento da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), por suposto envolvimento no esquema de corrupção no sistema de Saúde do Município investigado pela Operação Assepsia. O pedido foi feito procurador geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPRE), Manoel Onofre Neto, no último dia 18 de outubro e deferido pelo desembargador Amaury Moura, em sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira (31), segundo informações da Assessoria do TJRN. A Medida Cautelar Penal suspendendo as funções da prefeita de Natal foi solicitada pelo procurador-geral do MPE devido aos “fortes indícios” do envolvimento da gestora no esquema de fraudes nos contratos de Organizações Sociais (OS), que administram as unidades de saúde em Natal. O Portal NE10 entrou em contato com o secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Gerson de Castro, mas, segundo ele, ainda iria se encontrar com Micarla para tratar do assunto, disse.
Informações extra-oficiais dão conta de que com a decisão quem assume imediatamente a Prefeitura de Natal  é o vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), que está em viagem no Rio de Janeiro.




Tratamento contra o câncer terá de inciar 60 dias após diagnóstico



By: INTERVALO DA NOTICIAS

De acordo com o projeto, num prazo máximo de dois meses após ser diagnosticado com câncer, o paciente terá, obrigatoriamente, acesso aos tratamentos disponíveis para combater a doença, incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia e o recebimento gratuito de analgésicos como morfina. Dependendo da necessidade terapêutica do paciente, o prazo para o atendimento será ainda menor do que esses 60 dias. Ainda conforme o projeto, os estados deverão instalar serviços especializados em oncologia, como forma de melhorar o atendimento aos usuários. Na avaliação da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, relatora da matéria, a aprovação do texto vai contribuir para reduzir a mortalidade das vítimas de câncer em todo o país. Essa decisão tomada pelo Senado vai salvar muitas vidas. Se você faz um diagnóstico e identifica a incidência de câncer, e tendo o início imediato do tratamento, no máximo até 60 dias, pode ser antes, você tem aí um caminho garantido de sucesso para vencer a doença. Se iniciar o tratamento na hora adequada as chances de cura são muito grandes. Ana Amélia lembrou, ainda, que a aprovação da matéria ocorreu no final de um mês em que milhões de pessoas no Brasil e no mundo se mobilizaram para alertar sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. Coincidentemente nós estamos encerrando o outubro rosa, que é o mês dedicado ao alerta e à prevenção para as mulheres no caso do câncer de mama, penso que nós, dessa forma, estamos fazendo uma celebração adequada do encerramento do outubro rosa. O projeto foi apresentado em 1997 pelo então senador Osmar Dias, e já havia passado também pela Câmara dos Deputados. Após ter sua votação concluída nesta terça-feira pelos senadores, o texto segue agora para a sanção da presidente da República. 


Presos poderão ter tempo de detenção reduzido após condenação



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Desburocratizar o cálculo das penas e evitar que um condenado fique na prisão mais tempo do que o necessário. Esse é o objetivo de um projeto de autoria do governo e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O que ocorre em muitos casos hoje? Dois juízes participam de um processo penal, o de conhecimento e o de execução. Só o juiz de execução, no entanto, pode descontar da pena o período em que o réu ficou preso antes de ser definida a sentença. Isso pode durar vários meses, o que leva o condenado a ficar na cadeia além do tempo. O projeto permite ao juiz de conhecimento também fazer o desconto da pena já cumprida no momento da sentença. A mudança vai apressar a liberação de presos que já deveriam estar soltos, como destacou o relator da matéria, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima. É uma matéria importante para o cumprimento de penas e também para a contagem das penas de pessoas que hoje estão, por excesso de tempo, nos presídios e não são liberadas. Atualmente, a Justiça criminal tem 40 por cento de presos provisórios, e a mudança na lei, segundo os defensores do projeto, poderia desafogar os presídios. A proposta já passou pela Câmara e, depois de aprovada pelo Plenário do Senado, seguirá para a sanção da presidente da República. 


Consumidor poderá ter opção de assinar plano pré-pago para conta de luz



By: INTERVALO DA NOTICIAS

A proposta original, que tratava apenas da gratuidade dos primeiros 30 quilowatts consumidos por famílias de baixa renda, foi ampliada para incluir uma nova modalidade de compra de energia para todos os consumidores; a pré-paga. Os benefícios defendidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica são o controle dos gastos e o fim do acúmulo de contas vencidas, como explicou o superintendente de Regulação da Comercialização da Eletricidade, Marcos Bragatto. Aquele consumidor que fica sempre na corda bamba, ele vai passar a ter a oportunidade de fazer a sua gestão e permanecer com energia elétrica. Há uma redução no risco de suspensão do fornecimento, porque o consumidor é que vai fazer a sua própria gestão de consumo, elimina juros e dívidas porque ele está fazendo o pagamento antecipado. A cobrança da religação não existe. O representante da Secretaria Nacional do Consumidor, Celso Soares, disse que não é contrário à inovação, mas que está preocupado com os possíveis efeitos dessa nova modalidade. O modelo atual traça períodos entre uma inadimplência e o corte. Num modelo pré-pago a simples finalização do crédito já gera o corte. E nós percebemos que muitas vezes alguns benefícios podem não ser realmente adquiridos pelo consumidor. Dependendo do modelo, por exemplo de venda, pode se ter um custo a mais para o consumidor se ele para adquirir tem que se deslocar. (Repórter) O autor do projeto, senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, respondeu que no novo modelo as distribuidoras de energia deverão dar ao consumidor várias formas de acesso aos créditos de luz.  No sistema de comercialização apresentado foram colocados vários canais de venda, postos de venda, terminais de baixo custo, internet, bancos, bancas de revista, supermercados, farmácias, postos de combustíveis, telefone celular, máquinas automáticas de vendas. Quer dizer, então temos uma série de opções de compras. O projeto prevê que as concessionárias de energia deverão criar um crédito de emergência, que pode ser obtido por telefone, por exemplo, para religar a luz imediatamente. A proposta vai ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos em caráter terminativo, que dispensa a votação em plenário, e por isso, se for aprovada, segue direto para a Câmara dos Deputados. 


Cacio & Marcos em Prudentópolis

Você não pode perder esta. É no dia 11 de novembro, no Centro de Eventos Cacio & Marcos. Promoção de Estação Universitária e Turbo Som. Ingressos a venda antecipados no Papa Pizza e Farmassim Osório.
Em breve INTERVALO DA NOTICIAS vai fazer sorteio de ingressos
  
Ta Tarada [FUNKNEJO] 

Sinal de tv está com problemas em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Divulgação


Como a reclamação dos prudentopolitano está grande, fica aqui a dica para que os responsáveis pelos sinais de tv de Prudentópolis possam normalizar os sinais do SBT e como da Band que estão com problemas. Como também fica aqui para que os responsáveis possam comunicar qual é problema e quando ele poderá ser solucionado. Já como tem também varias perguntas em relação a Centro Sul Tv, segundo informações repassadas ao INTERVALO DA NOTICIAS, que o canal poderá voltar a funcionar esta semana. Mais mesmo assim estamos aguardando uma entrevista com responsáveis da emissora para todos esclarecimentos possíveis, já que são grandes os comentários na cidade. 



Futsal Empresarial de Prudentópolis - Resultados - Jogos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Nesta terça (30) aconteceu a 1ª rodada do Futsal Empresarial de Prudentópolis, valendo pela Serie Ouro, Grupo A. Os jogos aconteceram no ginásio de esporte Gilmar Agibert
1º Jogo:
Tapeçaria Bini 3x2 Cecimark
2º jogo:
Refrigerantes Prudy 9x4 Gerei Mat. Construção
3º Jogo:
Ismael Roth Móveis 8x0 Supermercado Saviski
Hoje acontece jogos da Serie Prata
20:15 hrs
Copel x Farmassim
21:30 hrs
Kapuchinski Veiculos x Supermercado Stroparo


APAE de Prudentópolis vai participar do IX Festival Regional Nossa Arte



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio Najua Imagem: Divulgação


Evento que acontece de dois em dois anos com sucesso e excelente repercussão, é considerado uma das mais belas manifestações artísticas, devido ao grau de sensibilidade e emoção apresentadas. Reunirá nove instituições que atendem pessoas portadoras de Deficiência, num total de 120 alunos das cidades de: Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Prudentópolis e Inácio Martins. Objetivo é promover a arte e a socialização de experiências artísticas de caráter pedagógico e de inclusão social, contribuindo para a conscientização de que a pessoa com deficiência avance no seu processo de auto realização mediante a expressão artística, através de apresentações de Danças, Teatro, Músicas, Artesanato e Exposições de Artes Visuais e Literárias. Os vencedores representarão a região no Festival Estadual que acontecerá em 2013.


Vacina contra gripe pode prevenir doenças do coração



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bonde News 

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que a vacina contra gripe pode diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. A pesquisa analisou vários estudos feitos sobre o tema desde 1960. Ao todo, foram avaliados 3.227 pacientes. Metade deles recebeu a vacina contra a gripe e a outra metade recebeu placebos. Eles foram observados no decorrer de um ano. O grupo que tomou a vacina teve redução de 50% no risco de sofrer ataque cardíaco e AVC, mesmo em pessoas que já haviam apresentado doenças do coração anteriormente. Os pacientes deste grupo também apresentaram 40% menos chance de morrer por estes problemas.Segundo os estudiosos, os resultados incentivam os médicos a indicarem a vacina para pacientes que têm problemas cardíacos. 

Uma das 1ª entrevista de Gleisi Hoffmann quando eleita a senadora para Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Confira uma das primeiras entrevista de Gleisi Hoffmann, quando foi eleita a senadora pelo Paraná. Hoje Gleisi ocupa o mais importante cargo da Presidente Dilma, sendo Ministra da Casa Civil. Esta entrevista foi feito pela Radio Cidade, na época que trabalhava na emissora. Nesta entrevista são abortados varios assuntos em relação a região de Prudentópolis.
Confira:


 

VIDEO - Apresentador da BBC morto há um ano é acusado de abuso sexual de 300 menores



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Jornal da Record Imagem: Jornal da Record

A polícia britânica está investigando o caso de Jimmy Savile, apresentador da emissora BBC, morto há um ano. Savile, que era conhecido pelo grande trabalho de caridade junto a hospitais, é acusado de ter abusado de cerca de 300 jovens ao longo de 40 anos.  
Confira a reportagem:


 

VIDEO - Estudante que matou colega de quarto no Rio confessa crime e diz que sofria bullying



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Jornal da Record

Os dois estudantes estudavam e moravam juntos. O crime aconteceu na pensão que ambos moravam. Para se defender do crime o estudante alega que sofria de bullying.
Confira a reportagem:


 

Renovação do distrito industrial está entre as metas do prefeito reeleito de Prudentópolis



Gilvan Agibert (PPS) foi o primeiro prefeito reeleito desde a emancipação política de Prudentópolis em 1906 
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Jussara Harmuch e Rodrigo Zub (Radio Najua) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

 Gilvan Agibert, que se reelegeu para mais um mandato em Prudentópolis entrou para a história do município que nunca havia reconduzido um prefeito ao cargo. A entrevista completa com Agibert está disponível no final desta reportagem. Em entrevista à Najuá, ele lembrou que há quatro anos assumiu a administração da prefeitura com sérios problemas. “Tivemos problemas, mas seguimos com determinação”, comentou. Com base nesta experiência ele diz ser complicado criar muitos cargos e novas secretarias. “Ainda estamos em fase de discussão”, disse, referindo-se à possibilidade da composição do secretariado ser mantida a mesma.  Perguntado sobre suas propostas de campanha de renovação do distrito industrial e se a criação do Top 10, programa que premia um grupo de empresários de maior atuação na cidade, não concentraria incentivos, Agibert disse que seu foco de atuação não é limitado e que pretende trabalhar para construção de uma grande área industrial. Ele justificou que não pode realizar nada neste sentido até agora devido à falta do Plano Diretor da cidade. “Agora temos o Plano aprovado e vamos dar uma prioridade para atrair empresas e dar condições para as empresas locais (se desenvolver)”. A preocupação com o aumento do emprego também foi apontada. “Precisamos trazer empresas que vão dar emprego para a nossa população”, exemplificando que não adianta atrair uma construtora de veículos porque não existe mão de obra local qualificada.
Yazaki
A possibilidade da instalação de uma fábrica da empresa Yazaki em Prudentópolis, para fabricar chicotes usados em motores de automóveis que já são produzidos em Irati foi cogitada, mas não se confirmou. O prefeito lamentou o fato porque seriam criados 300 novos empregos diretos, além dos que hoje são ocupados por prudentopolitanos na unidade de Irati, explicou Agibert. Segundo ele, o que atrapalhou a negociação foi à demora no projeto e desmentiu os boatos de que a empresa havia dado preferência para Imbituva. “Por enquanto a instalação está paralisada, mas esta conversa de Imbituva é inverídica. Precisava apresentar um projeto global e envolve recursos do Paraná Cidade e nós não pudemos fazer isso antes de 6 de julho, por causa do calendário eleitoral que impedia. Como estava em cima da hora e a própria empresa estava com dificuldade com o sindicato, foi paralisado”.
Cemitério Municipal
A preocupação com o cemitério municipal que está lotado vai motivar uma reestruturação interna com a verificação de túmulos abandonados. “Muitos túmulos estão abandonados há anos e vamos dar um prazo para ajeitar. De qualquer maneira precisamos achar um terreno para isso, e precisa avaliar pelo IAP. Vamos colocar no orçamento do próximo ano”, disse.
Turismo
A introdução da matéria de turismo no ensino público foi bandeira de campanha do prefeito reeleito de Prudentópolis. Ele criticou atitudes de pessoas que divulgavam as belezas naturais da região, como as cachoeiras, sem oferecer estrutura turística adequada. “É preciso incentivar e estimular o potencial humano, ter seriedade no que vamos fazer. Não podemos divulgar as cachoeiras e não oferecer estrutura, isso é um falso turismo. Temos também mais de 120 igrejas e a cultura ucraniana que precisam ser mostradas”.
Salto São João
Segundo o prefeito, vai ser gasto cerca de R$ 1,6 milhão em melhorias no Salto São João, cachoeira com mais de 80 metros de altura localizada à 20 km do centro da cidade. Um terreno anexo ao Salto já foi comprado e será construído um mirante, além da ponte de concreto que vai dar melhor condição de acesso ao local.
Fortalecimento
Agibert também ressaltou durante a entrevista, a importância de eleger um representante da região e fortalecer a Amcespar para que os municípios que fazem parte da associação não sejam esquecidos.



Dois foragidos de Prudentópolis são presos em Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio Najua Imagem: 4ª CIA PM

ratiense Ivan Anselmo Pijanowski, seu pai, e Daniel dos Santos (Chuchu), que também estava foragido da Delegacia de Prudentópolis, foram detidos e estão na Delegacia de Irati a disposição da justiça. Dois dos 15 foragidos da Delegacia de Prudentópolis foram capturados na noite de terça-feira, 30, na BR-153, em Irati. Ivan Anselmo Pijanowski, natural de Irati, e Daniel dos Santos (Chuchu), de Prudentópolis estavam num veículo Gol prata que foi flagrado transitando na rodovia com o objetivo de fugir em direção a cidade de Ponta Grossa. A equipe da PM realizou a abordagem ao carro próximo de um hotel no bairro Alto da Glória, em Irati, onde os suspeitos foram reconhecidos pelos policiais. Após verificação da PM foi constatado que o condutor do veículo era o pai de Ivan. Ele foi preso e irá responder pelo crime de favorecimento real- que consiste na ação do agente em auxiliar o criminoso, colocando fora de perigo à pessoa que comete certo delito-. A pena neste caso varia de seis meses a um ano de reclusão mais multa. Já os dois foragidos estão detidos na Delegacia de Irati, mas deverão ser transferidos para a Delegacia de Prudentópolis, nesta quarta-feira, 31.

Passagens pela polícia
Essa foi à segunda vez que Ivan estava foragido. Em outra oportunidade ele fugiu da Colônia Penal Agrícola do Paraná. No mês de junho deste ano, Ivan foi preso depois de uma tentativa de roubo num supermercado de Prudentópolis. O suspeito possui várias passagens pela polícia. Ele é acusado de um homicídio e de roubos nas cidades de Curitiba, Pitanga e Ponta Grossa.
Ainda foragidos
Chuchu e Ivan foram os dois primeiros presos capturados pela polícia após a fuga da delegacia de Prudentópolis na noite de segunda-feira, 29. Na lista dos presos que continuam foragidos constam os nomes de Altair Kietz, Fernando Rosa de Lima, Gilmar Custódio (Bexiga), Jeferson Antônio Ferreira (Kal), João da Silva, José Jurandir Eziquiel (Mongo), Leandro Matias, Luciano Mendes dos Santos (Tiano), Samuel da Cruz Wass (Samuka), Sidinei Pafre dos Santos (Negão), Thiago Ribeiro Rosa, Verci Rodrigues Junior e Vilson Mendes dos Santos (Capoeira).




Inácio Martins regulamenta Lei do Piso Nacional dos Professores



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio Najuá 

O prefeito de Inácio Martins, Edemetrio Benato Junior, sancionou no dia 23 de outubro a lei número 606/2012 que regulamenta a lei federal 11.738 de 16 de julho de 2008 que instituiu o novo piso nacional do magistério para professores de educação básica da rede pública de ensino. Com a determinação o salário base de um profissional do magistério com nível médio será de R$ 1.451 para uma jornada de 40 horas semanais.  No Estado do Paraná, desde o julgamento da lei do piso ainda há muitas divergências sobre o cálculo do reajuste, principalmente em função do impacto que esse valor terá sob a receita dos estados e municípios. Por esse motivo, alguns gestores municipais argumentam que não podem pagar o piso, pois não tem recursos para repassar a outros setores de atividade e também porque podem ultrapassar a meta estabelecida na lei de responsabilidade fiscal. De acordo com a legislação, o piso deve ser atualizado com base no percentual de crescimento do valor por aluno estabelecido pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para matrículas dos primeiros anos do ensino fundamental urbano. O reajuste para 2012, por exemplo, leva em conta o índice de correção vinculado à receita e a variação dos dois últimos anos. 
Impasse
O professor e diretor Administrativo Financeiro do Departamento Paraná Educação, Jair Bombonato, disse recentemente em entrevista à equipe da Najuá, que a justificativa dos prefeitos é válida, porém, relata que todos os municípios têm que cumprir o piso e adequar os planos de cargos e salários a nova exigência da lei. “As leis não são conflitantes, eu tenho que cumprir a lei de responsabilidade fiscal onde devo aplicar 54% dos recursos para despesas  de pessoal, mas também eu tenho que cumprir a lei do piso. Porque as duas leis são paralelas e não conflitantes. Se os municípios podem ou não pagar aí é uma questão de gestão que cada cidade que tem que se adequar a essa lei”, explica Bombonato.  Já a presidente da APP Sindicato de Irati, Tatiana Nancy da Maia, diz que a principal reivindicação da entidade é para que a Lei do Piso Nacional do Magistério seja cumprida em sua totalidade. Dessa forma, ela analisa que todos os funcionários da rede básica de ensino devem receber pelo menos o percentual mínimo de reajuste. “Se isso não ocorrer daqui a pouco o funcionário de escola vai receber salário mínimo”, questiona Tatiana.  


Caminhão de Prudentópolis se envolve em acidente em Ponta Grossa



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Imagem: Fábio Matevelli (Dário dos Campos)

Um caminhão estacionado irregularmente provocou um grave acidente, ontem à tarde, na área urbana de Ponta Grossa. O veículo estava parado sobre a pista de rolamento e outro caminhão, que trafegava normalmente, não conseguiu desviar e bateu na traseira. Duas das três pessoas que estavam neste veículo se feriram, uma delas em estado grave. A colisão foi na Avenida Visconde de Mauá, bairro Oficinas. O motorista do Mercedes Benz, com placas de Agudos do Sul, relatou que havia estacionado por 20 minutos para pegar uma nota fiscal. “Eu já estava chegando no caminhão para seguir viagem quando aconteceu”, disse Ronaldo Marfon, 31 anos. No entanto, algumas testemunhas relataram que o caminhão já estava estacionado no local havia bem mais tempo.
Foto: RPC TV:

O bitrem estava carregado com adubo e seria transportado para Paranaguá. O veículo estava parado exatamente embaixo de uma placa de sinalização que proíbe o estacionamento. Além disso, existe faixa amarela no chão, reforçando essa proibição. O veículo que atingiu a traseira do Mercedes era um caminhão muque, usado para instalação de pré-moldados. Ele tinha placas de Prudentópolis. Três equipes do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Samu foram acionados para prestar socorro às vítimas. O passageiro que estava ao lado da porta direita, Nereu Boraiko Vieira (idade não informada), ficou preso nas ferragens. Os socorristas tiveram de prender um cabo de aço na carroceria do Mercedes e, delicadamente, fazer o caminhão ir um pouco mais para frente a fim de desencaixar as ferragens e permitir a retirada do passageiro, que estava consciente. O resgate demorou cerca de uma hora.
Foto: RPC TV:

De acordo com a tenente Spak, dos bombeiros, Nereu sofreu fratura exposta numa das pernas. “Tivemos de fazer uma retirada com bastante cuidado, tentando minimizar o sofrimento”, explicou. Ele foi encaminhado ao Hospital Vicentino e seu estado inspira cuidados. Já o motorista do caminhão muque, Daniel Kaduka, 25, não se machucou. O outro passageiro, Pedro Muzeka Sobrinho, 33, teve ferimentos leves e foi conduzido ao Hospital Municipal. O sargento Rivair, da Polícia Militar, destacou a imprudência como o principal motivo para o acidente. “O veículo estava parado em local proibido, colocando em risco as pessoas que trafegam por aqui”. O Mercedes estava estacionado cerca de 20 metros adiante da rotatória, próximo à Monofil. O acidente aconteceu por volta de 17h15 e o trânsito ficou bloqueado no sentido centro/bairro durante a operação de resgate. No outro sentido, a pista da esquerda teve de ser interditada, mas os veículos puderam trafegar pela pista da direita.



Resumo das Novelas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Resumo de Novelas Imagem: Divulgação

Lucrécia conta que Maria Fernanda está namorando Jesus
Sócrates procura Dr. Constantino e pergunta porque ele está perseguindo os moradores da Vila. Lucrécia conta para Dalila e Bernarda que Maria Fernanda está namorando Jesus Garcia. Desdemona suspeita que Jesus escondeu Isabel em algum lugar perto da Vila. Ela pede para que Célia a ajude a encontrá-la. Lucrécia conta para Ricardo que Maria Fernanda está namorando o camelô. Mais tarde, no hotel, Ricardo encontra o casal e pergunta se os dois estão namorando e Jesus confirma o namoro.



Lia diz que tentou salvar amizade
Lia admite para Ju que o namoro com Gil era mentira e chora dizendo que tudo que fez foi tentando salvar sua amizade, mas a amiga não a perdoa. Marcela e Gil se abraçam depois de terminar o grafite. Tizinha conta para Marcela que Nando gosta dela. Ju procura Dinho e, magoada, diz que ele está livre para sair com Lia. Rita diz a Luiza que precisa contar para Mathias que é sua filha. Fera termina o namoro com Morgana. Rafael beija Morgana e Fera se entristece. Orelha divulga as imagens da semana literária. Uma mulher misteriosa chega de táxi na praça. Lorenzo e a família seguem para a casa de Marcela. Dinho observa a cena do telhado. Lorenzo reconhece Raquel saindo do taxi.



Laura desmaia
Isabel é fotografada com Dorleác. Albertinho fala com Isabel na saída da confeitaria. Laura desmaia depois de discutir com Constância. Eulália se enfurece com a recusa de Jonas em lançar a campanha contra os livros no jornal. Jurema doa para Zenaide as roupas que eram do filho de Isabel. Dorleác chama Umberto para se sentar com ela na confeitaria. Umberto leva Dorleác ao Teatro Alheira. Assunção conforta Laura. Dorleác convida Isabel para sair e Diva se entristece. Umberto se surpreende com Dorleác.


Manoela ameaça Fábio
Charlô convence o primo de que não falou com Roberta. Dino fica com pena de Otávio. Vânia e Juliana mentem para Felipe. Ciça implora que Fábio não vá embora. Frô insinua para Carolina que Vânia e Felipe têm um caso. Vânia é solidária ao sofrimento de Juliana. Fábio promete a Ciça que não vai deixá-la. Lucilene pede para Felipe ajudar Nando. Otávio troca as xícaras de chá que Olívia serve para ele e Charlô. Manoela ameaça Fábio. Carolina faz perguntas para Lucilene sobre o relacionamento de Felipe e Vânia. Nieta implica com Semíramis por causa de Nenê. Roberta se preocupa com Nando. Charlô leva Otávio para andar de avião. Juliana não presta atenção em Carolina e ela se sente humilhada. Nando sofre por causa de Juliana. Juliana fala com Fábio na frente de Ciça. Felipe pede para Vânia contar qual o problema de sua filha mais velha. Charlô obriga Otávio a assinar um documento que invalida o contrato contra a Positano.


Natália começa a tratar diferente Mario e Rabito
Os meninos se reúnem na casa abandonada e decidem reativar a ‘Patrulha Salvadora’. Natália vai até a escola para conversar com a professora Helena. Enquanto aguarda a professora, a diretora Olívia fala para Natália que Mário já foi muito travesso, mas que agora é um aluno que anda nos eixos. Helena chega na sala e Natália diz que foi até a escola para pedir sua ajuda. Helena fica surpresa. Natália conta a dificuldade que enfrenta no relacionamento entre ela e Mário e diz que deseja mudar. A madrasta de Mário fala que começou a perceber que é preciso gostar mais dele e ele dela, mas que não sabe como fazer isso. Helena diz que não será uma tarefa fácil conquistar o carinho de Mário, pois ele se sente muito só. Natália insiste, diz que está arrependida e quer tentar essa aproximação. A professora diz que ela deve começar mudando a maneira como trata Rabito, que tanto o Mário gosta. Ao anoitecer, Natália vai até o quarto de Mário para levar a ração de Rabito. A madrasta começa a observar Rabito de maneira diferente e resolve fazer carinho no mascote, que retribui com lambidas. Na porta do quarto, Mário observa tudo de maneira discreta e com olhar de satisfação. Feliz, o menino entra no quarto e fala sobre a recuperação de Rabito com Natália. Na manhã seguinte, Natália diz que ficou feliz com a recuperação do cachorro. Os dois conversam enquanto tomam café da manhã. Mário pergunta se Natália, enfim, concorda com a permanência de Rabito na casa. Natália diz que não gosta de cachorros, mas que o menino está cuidando tão bem do mascote que não há motivos para não permitir. Mário fica feliz e os dois começam a se entender. Mais tarde, Natália fala para Germano que observar a maneira como Helena trata as crianças a fez perceber que só se colhe amor quando se planta carinho. Enquanto isso, no pátio da escola, Firmino pergunta para Helena porque ela está observando seus alunos com olhar de preocupação e tristeza. Helena diz que a situação financeira de sua casa está muito apertada e que só ela trabalha. Firmino questiona se ela está pensando sair da escola. A professora diz que essa é uma possibilidade e que está há muito pouco tempo na escola para tentar algum aumento com a diretora Olívia.


Raquel deixa Emily fugir
Érica descobre que Theo vai competir com o cavalo de Elcio. Márcia desconfia de Elcio. Berna se entristece com Mustafa. Aisha descobre que sua data de nascimento foi alterada. Raquel elogia Stênio e ele a beija. Maitê convida Helô para a festa de Bianca. Celso apresenta Deborah para a esposa. Lívia passa o contato de Wanda para Antônia. Rosangela cuida de Jéssica. Irina reclama de mostrar suas anotações para Wanda. Sarila prepara Tamar para a visita da família de seu possível noivo. Elcio diz a Julinha que Theo suspeita de Érica. Diva pergunta por Lurdinha para Delzuite. Morena se emociona ao pensar em seu casamento com Theo. Thompson reclama de Lurdinha. Raquel deixa Emily fugir, mas Lurdinha a salva. Sarila repreende Tamar por ficar na porta de casa. Bianca chega para sua festa de divórcio vestida de noiva.


Cremilda se finge de inválida
Mauro estranha a gentileza de Norberto ao saber que Danilo assumirá o lugar de Eduardo durante as férias. Novamente Cremilda se finge de inválida com a ajuda de Zé Maria. André se surpreende com o novo emprego de Danilo. Adamastor cai em um dos golpes de Cremilda, que se interessa por ele. Brincando, Laura e Gabriela preparam o enterro da boneca Bizarrinha. Marlene insiste em arrumar um bom partido para sua filha Luiza. Eduardo teme a audiência pelo acidente de seu jipe, que deixou um senhor gravemente ferido. Diva convence Norberto a se consultar com Madame Zenaide. Plínio diz a Duílio que sente saudades de Violeta. Acuado, Eduardo sofre com o julgamento pelo acidente na Floresta da Tijuca e o juiz o considera culpado. Norberto conta para Magno que vai chegar até Isabel através de Danilo.