terça-feira, 29 de novembro de 2022

Pai de atirador do ES comprou livro de Hitler para o filho, diz polícia

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação
O atirador de 16 anos que atacou duas escolas em Aracruz (ES) ganhou o livro escrito por Adolf Hitler de presente do próprio pai, segundo a polícia. Ele é filho de um tenente da PM, que chegou a compartilhar a imagem da capa da publicação em sua rede social. Proibida em algumas cidades do país, a obra "Minha Luta" foi escrita pelo ditador nazista em 1923 para disseminar ideias antissemitas.
Nos ataques, ocorridos na última sexta-feira (25), o autor do crime matou quatro pessoas e feriu 12. Os pais do adolescente foram intimados para prestar depoimento hoje pela Polícia Civil de Aracruz.
Atirador disse ter lido trechos de livro de Hitler. O atirador, que apareceu nas imagens registradas da ação com uma suástica no braço direito de um uniforme camuflado, confirmou em depoimento ter lido trechos do livro de Hitler.
Continua depois da publicidade
A informação foi confirmada ao UOL Notícias pelo delegado André Jaretta no fim da manhã de hoje, após entrevista coletiva concedida em Vitória (ES). Ele disse inclusive que a obra foi apreendida pelos agentes.
"Esse adolescente leu parte desse livro", disse o delegado, responsável pela investigação do caso.
Fontes ligadas à PM de Aracruz informaram que o tenente admitiu ter adquirido a obra do ditador nazista a pedido do filho.
Em conversa informal com colegas de farda, o pai do atirador teria dito que era uma forma de se aproximar do filho, que não tinha amigos e falava pouco com os próprios pais dentro de casa.
O pai foi afastado das suas atividades operacionais na Polícia Militar enquanto o caso está sendo investigado. A corregedoria da instituição abriu procedimento hoje para apurar se ele cometeu algum crime.
Procurada, a defesa do pai do adolescente ainda não se posicionou.
Participação de terceiros. Em uma análise preliminar do celular e do computador apreendidos para verificar se houve participação de terceiros, os investigadores não encontraram contatos entre o adolescente e outras pessoas.
Continua depois da publicidade
"Os únicos contatos salvos na agenda do celular eram 'pai' e 'mãe'", disse o delegado André Jaretta.
Acesso às armas. Questionado sobre o acesso do atirador às armas do pai, o delegado disse ainda é prematuro para que a polícia se posicione sobre o caso.
"Estamos atentos à conduta do pai e seremos rigorosos nessa análise. Mas eu não posso antecipar isso, pois é objeto de investigação."
Vítimas mulheres e professoras. O delegado também descartou um ataque direcionado a mulheres, já que as pessoas mortas são todas do sexo feminino. Em depoimento, o adolescente disse que passou a arquitetar o ataque há dois anos após ser vítima de bullying na escola.
Filho de uma ex-professora da escola Primo Bitti, primeiro alvo do ataque, ele também era ex-aluno da instituição de ensino, e estava afastado de sala de aula desde junho deste ano, informou a polícia.
"À princípio, foi um mero acaso que vítimas eram do sexo feminino. Os disparos foram realizados de maneira indiscriminada", disse o delegado.
Segundo Jaretta, o jovem escolheu as duas escolas como alvos porque elas eram mais próximas de sua casa.
"Na versão apresentada por ele, escolheu aleatoriamente. Como ele acessou a primeira escola pelos fundos, e a primeira sala era a dos professores, foi a sala que ele teve o acesso mais fácil. Todavia, vamos aprofundar ainda mais quanto a isso (...) Não tinha um alvo específico, simplesmente queria praticar o atentado. Atirou aleatoriamente nas pessoas que estavam ali naquele momento", disse o policial.
MATÉRIA RELACIONADA:

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.