quarta-feira, 24 de junho de 2020

Gafanhotos que ameaçam lavouras no Sul podem oferecer risco ao ser humano?

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS – Imagem: Divulgação
A nuvem de gafanhotos que se aproxima do Sul do país e pode devastar lavouras no Estado do Paraná não oferece risco eminente ao ser humano. O doutor em Zoologia, professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Positivo, Rodolfo Correa de Barros, disse à Banda B, na manhã desta quarta-feira (24), que os gafanhotos têm essa característica de se agruparem, principalmente para buscar parceiros para a reprodução.
Continua depois da publicidade
“Normalmente, eles não ficam isolados em uma área, como são animais voadores, ficam se deslocando. Por ser voraz, o gafanhoto vai comendo tudo aqui que encontra pela frente de origem vegetal, principalmente. Os agricultores é que devem se preocupar com destruições porque o risco para humanos é bem pequeno”, explica o professor.
A espécie detectada pelas imagens é sulamericana e existe desde a década de 60, em regiões como Paraguai e Argentina. “Pode chegar em algumas regiões do Brasil, mas isso depende de uma série de fatores, mas é um fenômeno comum por lá”, completa o especialista.
No entanto, segundo Barros, desastres ambientais, destruições de matas nativas e uso inadequado de agrotóxicos nas plantações podem acentuar essa situação.
Gafanhoto pica ou morde?
A dúvida de muitos internautas diante da repercussão dos vídeos que mostram a nuvem de gafanhotos é se o bicho oferece algum perigo ao ser humano.
Continua depois da publicidade
“Obviamente, todo animal tem seu instinto de defesa, se ele se sentir acoado, vai responder para se livre dessa situação. Ele tem um aparelho bucal que é mastigador, adaptado para comer folha, basicamente, não é um picador como mosquito”, responde o especialista.
“O que posso dizer é que naturalmente ele não vai atacar o ser humano, é um risco muito baixo de ele atacar, não é da natureza dele. Mas, como estamos falando de um número grande do animal, o recomendado é que se mantenham distantes dessa nuvem, deixar passar, enquanto todos ficam com as janelas fechadas, dentro de casa”, alerta o professor.
Chega ou não?
Do ponto meteorológico, não há como saber se a nuvem de gafanhotos chega mesmo ao estado do Paraná. Para a meteorologista Ana Beatriz Porto, os ventos do Estado não favorecem a aparição do fenômeno.
“O que podemos observar é que os ventos em superfície aqui no Paraná estão com uma direção do quadrante norte.
Continua depois da publicidade
Não sei dizer se meteorologicamente isso vai influenciar ou impossibilitar que essa nuvem de gafanhotos alcance aqui a região, mas o que podemos dizer, de uma forma em geral, é que os ventos estão no quadrante Norte, estão vindo ao contrário do que estão dizendo os noticiários sobre a nuvem de gafanhoto que seria do quadrante Sul”, finalizou Beatriz.
Plano de ação
Mesmo sem ter certeza sobre a chegada da nuvem de gafanhotos ao país, a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, informou que o ministério montou um plano para acompanhar o fenômeno.
Pelo Twitter, Teresa Cristina disse que o governo já monitora a situação. “Montamos já um plano de monitoramento, para acompanhar o deslocamento desses gafanhotos.
Continua depois da publicidade
A gente espera que ele não chegue ao Brasil, mas todas as ações que podem ser tomadas, já tem um grupo de acompanhamento e as ações que podem ser implementadas caso isso aconteça”, afirmou.
De acordo com a Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentícia da Argentina), os insetos seguiram na direção sul e devem chegar à província de Entre Rios.
Com informações da Banda B.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.