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INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL CENTRO SUL – Imagem: AENA concessão das rodovias do Paraná à iniciativa privada, o novo pedágio,
avançou nesta semana. Já há data prevista para o leilão dos dois
primeiros lotes de rodovias: 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de
Valores de São Paulo. Dentre as obras previstas nestes lotes está
inclusa a duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do
Relógio e também a duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do
Relógio em Prudentópolis .
As novas concessionárias deverão assumir as estradas no último trimestre
de 2023. Nos primeiros dois anos, serão realizados serviços de
recuperação das rodovias, para que a partir do terceiro ano as obras de
duplicação, implantação de novas faixas e outras intervenções comecem
efetivamente, somando cerca de R$ 19 bilhões de investimentos nesses
lotes e mais de R$ 50 bilhões no projeto todo.
Para o avanço do novo pedágio, o governador Carlos Massa Ratinho
Junior assinou na quarta-feira (03), em Brasília, em encontro com o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, Renan
Filho , o documento que delega as rodovias estaduais do Paraná ao
governo federal para a realização da nova concessão à iniciativa
privada.
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O documento permite à União incluir cerca de 1,1 mil quilômetros de
trechos de rodovias estaduais no pacote a ser leiloado, de um total de
3,3 mil quilômetros que ficarão sob a responsabilidade da iniciativa
privada pelos próximos 30 anos.
"Estamos falando do maior projeto do Brasil e da América Latina. São
3,3 mil quilômetros de concessões, sendo 1,8 mil quilômetros de
duplicações. É importante para a infraestrutura do Paraná, que vem se
consolidando como central logística pela ligação entre estados do Sul e
Sudeste, mas são concessões importantes para o desenvolvimento nacional.
O modelo do passado, com altas tarifas e poucas obras, era ruim. Esse
modelo que construímos é inovador", disse.
Segundo o governador, há expectativa de diminuição nas tarifas que
vão a leilão de 20% a 30% em relação ao modelo anterior, o que deve ser
ampliado em benefício dos usuários com a disputa pelas concessionárias.
"A iniciativa viabilizará as obras necessárias para o desenvolvimento
socioeconômico do Estado, melhorando as condições de trafegabilidade e
segurança dos usuários, consolidando o Paraná como a grande central
logística da América do Sul", afirmou.
"O Estado vai fazer dois roadshows apresentando os editais para o
setor nos próximos meses. É uma grande disputa, que vai atrair
investidores internacionais, e estamos dispostos a apresentar todos os
detalhes", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro
Alex.
Maiores descontos
A principal novidade em relação ao projeto de 2021 é justamente a
alteração no cálculo de aporte.
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Enquanto na modelagem anterior o valor
correspondente iniciava com 1% de desconto, agora o aporte começa a
partir dos 18%, com o valor de R$ 100 milhões aportados a cada ponto
percentual de desconto até os 23%. Entre 23% e 30% de desconto, o
desconto adicional deverá ser de R$ 120 milhões a cada ponto, que
passará a ser de R$ 140 milhões para descontos acima de 30%, sempre de
forma cumulativa.
Com esse novo cálculo, que já era defendido pelo Estado, o valor
exigido de aporte é menor, proporcionando mais competitividade e
possibilitando a participação de mais empresas interessadas, o que tende
a ampliar os descontos oferecidos.
"É o melhor modelo possível para o momento e nós fizemos esse
trabalho conjuntamente entre o governo federal, Governo do Estado e os
setores produtivos, ouvindo a todos, o que garante o melhor modelo para o
Paraná e para o Brasil", acrescentou o ministro dos Transportes, Renan
Filho.
Lote 2
O Lote 2 contempla a ligação entre Curitiba e Porto de Paranaguá
(BR-277), entre a BR-277 e Matinhos (PR-508) e Pontal do Paraná
(PR-407), e também entre as ligações da rodovia federal com Morretes e
Antonina (PR-408 e PR-410). Os Campos Gerais e o Norte Pioneiro também
estão incluídos no pacote, com a ligação entre Ponta Grossa e Sengés
(BR-373, PR-151 e PR-239), entre Jaguariaíva e a divisa com São Paulo,
próximo a Jacarezinho (PR-092 e BR-153), e dessa divisa até Cornélio
Procópio (BR-369 e PR-855).
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Na região do Litoral, o Lote 2 prevê faixas adicionais na BR-277
entre Curitiba e Paranaguá; correção de traçado do km 40 ao km 43 da
BR-277; duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a
ponte sobre o Rio Emboguaçu; e duplicação da PR-407 entre Paranaguá e
Pontal do Paraná.
Nos Campos Gerais e no Norte Pioneiro, também no Lote 2, as
principais intervenções serão a duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e
Santo Antônio da Platina; duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do
Sul e a divisa com São Paulo; duplicação da BR-153 entre Santo Antônio
da Platina e Ourinhos; e duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio
Procópio.
Os investimentos devem alcançar R$ 10,77 bilhões no Lote 2.
Outros lotes estão em análise
Além dos dois lotes de rodovias que irão para leilão este ano,
outros quatro lotes do modelo de concessão estão em análise na Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para posterior submissão e
aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
No total, somando os seis lotes de concessão, o investimento previsto
em infraestrutura e logística no Paraná deve ultrapassar os R$ 50
bilhões.
O Lote 1 vai incluir o Contorno Norte de Curitiba (PR-418), o
Contorno Sul de Curitiba até o Trevo do Tatuquara (BR-277), a ligação
entre Curitiba e Araucária (BR-476), a ligação entre Araucária e Campo
Largo (PR-423) e entre Araucária e a Lapa (BR-476), a rodovia entre a
Lapa e a BR-277 (PR-427), a rodovia entre Curitiba e o Trevo do Relógio,
perto de Guarapuava (BR-277), e a BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo
do Relógio.
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Entre as obras previstas para o Lote 1, estão a duplicação da BR-277
entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio; duplicação da BR-373
entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; duplicação da Rodovia do Xisto
entre Araucária e a Lapa; duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo
Largo; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; faixas adicionais na
BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376, além de
faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
Os investimentos devem alcançar R$ 7,9 bilhões no Lote 1.
Praças de Pedágio
O Lote 1 terá cinco praças de pedágio, sendo elas em São Luiz do
Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva
(BR-373) e Irati (BR-277). O Lote 2 terá sete praças de pedágio, sendo
elas em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva
(PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e duas em Jacarezinho
(BR-153 e BR-369).
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