By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL CLIQUE – Imagem: Divulgação
O município de São Mateus do Sul também é forte em preservar os costumes dessa etnia, pelo número de moradores descendentes de poloneses e que levam a religiosidade com perseverança e fé. Há também no município uma paróquia dedicada à Czestochowa, localizada na Vila Nepomuceno.
O são-mateuense, José Carlos Janowski, participou de uma reportagem exclusiva no site oficial do Vaticano, o Vatican News, publicada neste dia 26 de agosto.
Continua depois da publicidade
Ele é um dos grandes veneradores do quadro de Nossa Senhora do Monte
Claro, inclusive aniversaria neste dia 26 de agosto, onde completa 72
anos de idade. A data, de celebração dupla, é marcada por uma história
de fé na família católica, que nasceu com os avós, Walentim e Maria
Janoswki, que vieram da cidade polonesa de Kalicz.José Carlos, produtor aposentado de erva-mate, já esteve na Polônia, é presidente da Fundação Cultural da cidade e conduz novenas em polonês e também um programa de rádio local dedicado às Tradições Polonesas (Tradycje Polskie). Desde 1993, ele também participa anualmente de peregrinações, com carreatas, que reúnem cerca de 15 mil pessoas, mas, devido à pandemia, neste ano foi cancelada:
“A gente visita quatro paróquias: em cada paróquia tem uma média de 20 capelas. O pessoal constrói tapetes, faz faixas, tem cavalgada, motoqueiros, carroças tipicamente enfeitadas para essa grande procissão que é feita aqui em São Mateus do Sul.
Continua depois da publicidade
Assim, pensando para que essa fé
se espalhe mais, assim fizemos essas peregrinações para que o povo sinta
de perto a força de Nossa Senhora de Częstochowa, que salvou a Polônia
de tantas guerras e tantas invasões. E, se você for lá na Polônia, no
Santuário de Częstochowa, vai ver que o santuário é o céu na terra.”As peregrinações anteriores seguiam o percurso entre a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Częstochowa, onde neste sábado (29) será realizada uma missa em língua polonesa, até a Igreja Centenária da Água Branca. Para manter viva a memória católica da colônia de poloneses, o espaço, que conserva desde 1992 um quadro de Nossa Senhora do Monte Claro, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e pelo Patrimônio Arquitetônico-Cultural Municipal: “esse quadro que veio de Nossa Senhora de Częstochowa chegou aqui em meados de 1891 pela família de Francisco Toporowicz. É um quadro de três dimensões, só tem 24 desses no mundo”.
Clique AQUI e confira na íntegra a reportagem do Vaticano
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.