By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS – Imagem: Divulgação
O vídeo surgiu no Instagram no final de agosto de 2019 e também foi compartilhado nas demais redes sociais. Nele podemos ver um sujeito pilotando um trator, usando máscara e comemorando o incêndio cometido por ele e por seus capangas!
De acordo com o texto que acompanha a filmagem, o homem mascarado seria um integrante do MST, cujo movimento teria prometido fazer a maior queimada da história do Brasil!
Será que isso é verdade ou mentira?
Continua depois da publicidade
Publicação feita no Instagram e arquivada aqui. Texto que acompanha o vídeo: “O MST prometeu fazer a maior queimada de toda a história brasileira! Estão pondo fogo no nosso país! Até quando iremos deixar? Policiais de todo o Brasil. Homens armados de todo o Brasil! Já deu!!! Chegou a hora de colocarmos ordem no nosso Brasil! Está na hora dos homens de bem fazerem a revolução no Brasil!“
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas a filmagem não tem nada a ver com o MST foi filmada em junho de 2016, em uma fazenda que fica na cidade goiana de Montividiu.
No vídeo abaixo, com melhor resolução e publicado no no YouTube em julho de 2016, podemos ver melhor as cenas do fogo consumindo a lavoura de milho.
Assista AQUI o vídeo.
Note que no vídeo acima não há nenhuma menção ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mas outros canais já começaram a espalhar que o MST estaria por trás do ocorrido
Assista AQUI o vídeo.
No entanto, conforme apurado por diversas equipes de reportagem da época, o incêndio foi iniciado por uma colheitadeira que teve um sobreaquecimento no motor.
Assista AQUI o vídeo.
Aqui nesse boletim, podemos ver trechos do vídeo e – novamente – o MST não foi citado.
Assista AQUI o vídeo.
Continua depois da publicidade
O MST ameaçou incendiar o país?
Não encontramos nenhum pronunciamento
de ameaça por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
sobre incendiar o país. Pelo contrário, em uma publicação feita no site do MST no dia 23 de agosto de 2019, a instituição afirma que:“Queimar a Amazônia é crime contra a humanidade”
Conclusão
O vídeo mostrando um homem mascarado em um trator próximo a um incêndio de uma lavoura não é de 2019 e não encontramos nenhuma relação desse incidente com o MST. As cenas são de um incêndio ocorrido em uma fazenda em 2016 em Goiás e foi causado por um superaquecimento de uma colheitadeira!
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.