sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Conselho de Ética da Câmara abre investigação sobre Boca Aberta


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: FOLHA DE LONDRINA Imagem: Divulgação

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados votou pela admissibilidade das representações apresentadas pelo PP (Partido Progressista) contra o deputado Boca Aberta (Pros), na tarde dessa quarta-feira (21). A acusação é baseada na chamada “Blitz da Saúde”, na qual o político de Londrina visitou o Hospital São Camilo, em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina), e filmou médico de plantão em sem momento de descanso, em 17 de março deste ano. A representação foi apresentada pelo deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) e relatada por Alexandre Leite (DEM-SP). A sessão teve quórum de 11 deputados e o resultado foi unanime – 10 votos a zero, já que o presidente não precisa votar – pela abertura do processo investigativo.
Continua depois da publicidade 
A partir deste ponto, Boca Aberta tem 10 dias para apresentar sua defesa, que poderá contar com oito testemunhas. Ele não apareceu no Conselho para se defender.
No relatório de Leite são descritos um rol de condutas incompatíveis com o decoro parlamentar, como abusar das prerrogativas constitucionais, praticar irregularidades graves, praticar ofensa física ou moral e deixar de observar intencionalmente os deveres fundamentais dos deputados. Entre as imputações estão, além de seu comportamento no hospital em Jataizinho, uma série de acusações a Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar de Medicina. Entre elas estão afirmações relativas a doações para campanhas eleitorais e aumento no patrimônio durante mandato. “Não se pode utilizar da Câmara para se caluniar, provocar injúria nem difamação a alguém. Isso é inadmissível”, questionou o deputado Hiran Gonçalves na Comissão de Ética.
Para o relator, a aprovação das investigações dará a Boca Aberta a chance da sua ampla defesa, assim como permitirá serem noticiados crimes graves. No caso do deputado Gonçalves, a comissão exigirá que Boca apresente o ônus da prova, a ausência dele poderá acarretar em crime de calúnia. “Não bastasse isso, uma das questões mais graves da representação, é preciso o aprofundamento das imagens do hospital.
Continua depois da publicidade 
Parece que há edição em que aparece uma criança que estava um dia anterior no local e foi editada para se autopromover e dar sensacionalismo aquela situação”, afirmou o relator que foi teve relatório acompanhado por deputados como Diego Garcia (Pode-PR) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ).
Procurado pela FOLHA para falar sobre o processo, Boca Aberta afirmou que agora terá chance de se defender e acusou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), de promover tal situação. “O deputado Hiran, a mando do Marcelo Belinati, que quer me cassar de qualquer jeito, veio para Brasília, acertou com o PP uma procuração para tentar me prejudicar na Câmara. Isso porque ele sabe que sou pré-candidato a prefeito e quer me tirar do páreo. Por traz disso tudo está o nome do prefeito”, afirmou Boca.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.