quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Secretaria de Saúde confirma sete casos de sarampo no Paraná


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou que sete casos de sarampo no Paraná. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (27).
De acordo com a secretaria, das sete pessoas que contraíram a doença, quatro são de Curitiba, uma é moradora de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, uma mora em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e a última em Rolândia, no norte.
Pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba havia informado que havia dois casos de sarampo confirmados no município. 
Continua depois da publicidade
A Sesa detalhou que todos os pacientes contraíram a doença em outros estados. Em comum, todos passaram um período em São Paulo.
Os pacientes foram medicados e um bloqueio vacinal em pessoas que tiveram contato foi realizado.
Casos no norte do estado
Entre os casos de sarampo confirmados estão dois moradores da região norte do Paraná. Um homem de 20 anos, morador de Jacarezinho, e uma mulher, de 29 anos, que mora em Rolândia.
Segundo a gerência da Vigilância Epidemiológica de Rolândia, a mulher contraiu a doença em uma viagem no final do mês de julho. Ela foi para Porto Seguro, na Bahia, e passou por Guarulhos, em São Paulo.
Todas as pessoas com que ela convive foram vacinadas contra sarampo no início de agosto. O gerente da Vigilância Epidemiológica de Rolândia Rafael Dias, informou que a paciente está bem, não apresentou qualquer sequela e já retornou ao trabalho.
Dias acrescentou que a paciente tomou uma dose da vacina contra o sarampo quando tinha um ano, mas não tomou a dose que é dada como reforço, aplicada com 15 meses de vida.
Rolândia não registrava casos de sarampo há cerca de 25 anos.
De acordo com a Sesa, o morador de Jacarezinho contraiu a doença durante uma viagem a São Paulo. 
Continua depois da publicidade
Orientação
De acordo com a secretaria, a vacina não dever ser feita em crianças menores de seis meses, gestantes e pacientes imunodeprimidos ou com reação alérgica grave após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina.
Além disso, segundo a secretaria, é recomendado também um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres que querem engravidar.
Sintomas
De acordo com a Secretaria de Saúde, os sintomas mais comuns são:
  • Febre alta;
  • dor de cabeça;
  • manchas avermelhadas na pele;
  • tosse;
  • coriza;
  • conjuntivite
Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento caso alguém com quem teve contato fique doente. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.