sábado, 4 de julho de 2020

Wassef mantinha controle sobre Queiroz em Atibaia, indicam mensagens

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

O advogado Frederick Wassef mantinha um controle rígido sobre Fabrício Queiroz no período em que ex-assessor de Flávio Bolsonaro esteve escondido em Atibaia, indicam testemunhas e mensagens interceptadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Wassef nega que tenha monitorado Queiroz (veja no final do texto).
O Jornal Nacional entrevistou um homem que se tornou amigo de Queiroz em Atibaia. 
Queiroz é suspeito de operar um esquema de "rachadinha" no gabinete do hoje senador Flávio Bolsonaro (Republicanos -RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na época em que ele era deputado estatual no Rio de Janeiro.
A imagem de uma amizade recente, mas intensa. 
Continua depois da publicidade
O vídeo gravado no último réveillon ficou de recordação. Ao centro está Fabrício Queiroz. Ao lado, a mulher dele, Márcia Oliveira Aguiar. E do outro lado, o empresário Daniel Bezerra Carvalho.
Daniel é dono de uma loja de uma conveniência em Atibaia. Ele contou que conheceu Queiroz há um ano na loja, e que o ex-assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro costumava vir almoçar ou jantar. Muitas das vezes, acompanhado da mulher, Márcia, e de uma funcionária do advogado Frederick Wassef, Ana Flávia Rigamonti. 
Repórter: "Essa apreensão era seguida de alguma coisa? Era seguida de algum contato, seguida de alguma conversa, você conseguia perceber isso?"
Daniel Bezerra: "Às vezes tocava o telefone e eles iam embora. Mas eu não sei detalhar o que, quem era ou porquê".
Os investigadores suspeitam que o motivo dessa aparente preocupação de Queiroz eram os telefonemas de Frederick Wassef para o celular de Ana Flávia. O Jornal Nacional apurou com pessoas que conviveram com Queiroz em Atibaia que Wassef ficava irritado quando descobria que ele estava fora de casa. Quem também reclamava do controle exercido por Frederick Wassef era a mulher de Queiroz, Márcia.
Mensagens
O jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou, nesta quinta (2), novas mensagens interceptadas pelo Ministério Público do Rio. A TV Globo confirmou o teor das conversas. Elas revelam que Márcia Aguiar se queixava de viver como “marionete do anjo”. Os investigadores afirmam que “anjo” era como Queiroz e seus parentes se referiam ao advogado Frederick Wassef. 
Continua depois da publicidade
A advogada Ana Flávia Rigamonti, que trabalhou para Wassef, em Atibaia, disse ao JN, na semana passada, que não havia recebido orientação de Wassef para vigiar Queiroz.  
Repórter: "Ana, em algum momento você recebeu orientação pra vigiá-lo ou pra monitorá-lo, algo nesse sentido?"
Ana: "Não, jamais. Eu não recebi, como eu te disse, nenhuma orientação a respeito de como se eu estivesse trabalhando, para dizer, como se eu fosse uma vigia dele"
Repórter: "Isso".
Ana: "Não, não, essa não era a minha função ali, não". 
No pedido de prisão de Queiroz, os promotores citam uma pessoa chamada "Ana", mas não confirmam se é a advogada Ana Flávia Rigamonti. Segundo os investigadores, o filho de Márcia encaminhou para a mãe uma mensagem de áudio que ele recebeu de Ana.
Na gravação, Ana afirma que não teria contado ao anjo” da viagem de Queiroz e de Márcia. E ela faz um pedido: “se ele questionar alguma coisa, vocês falam que foi agora”.
Segundo o Ministério Público, eles temiam que Frederick Wassef viesse a saber da viagem pelo fato de “Ana" ter se ausentado da casa.
Restrições
Os promotores afirmam que as mensagens demonstram que Queiroz teve de se submeter a restrições em sua movimentação e em suas comunicações, tendo seu paradeiro monitorado por terceira pessoa, que se reportava a um superior hierárquico referido como “anjo”.
Quem conviveu com Fabrício Queiroz em Atibaia conta que ele passou a maior parte do tempo sem carro. O trajeto entre a casa e a loja de conveniência, de pouco mais de um quilômetro, ele costumava fazer a pé. Mas duas testemunhas contam que dependia de favor para se deslocar para mais longe. E, principalmente, para ir ao médico.
O dono da loja de conveniência conta que chegou a levar Queiroz para consultas médicas, e até para fazer uma cirurgia no olho, no começo do ano. 
O empresário conta que o último contato com Queiroz foi dois dias antes de ele ser preso: “Ele veio falar para mim o seguinte: estou esperando uma carta do Ministério Público para eu ir depor. Como eu não estou muito bem com os olhos, de saúde, você me levaria lá para eu depor? Eu falei 'com o maior prazer, te levaria lá'.
Fabrício Queiroz foi preso no mês passado, na casa registrada como escritório de Frederick Wassef, que até então era advogado do senador Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio. A Justiça também decretou a prisão da mulher de Queiroz, Márcia, que está foragida. 
Continua depois da publicidade
O que diz Frederick Wassef
Wassef declarou que Queiroz jamais foi monitorado e que nunca deu ordens a ele ou à família dele.
O advogado afirmou também que não escondeu o ex-assessor porque Queiroz não era procurado nem foragido da Justiça.
Ele disse ainda que não é o "anjo" mencionado na reportagem e que apenas autorizou o uso da casa em Atibaia enquanto Queiroz entendesse necessário.
Frederick Wassef afirma que é vítima de uma campanha de fake news e que a única intenção dele era preservar uma vida humana. 
MATÉRIAS RELACIONADAS:
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.