quinta-feira, 30 de julho de 2020

Cinco trabalhadores que atuavam no corte e reflorestamento de pinus contraem coronavírus em Inácio Martins

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

Cinco trabalhadores que atuam no corte e reflorestamento de pinus em Inácio Martins foram diagnosticados com Covid-19 na última semana. A informação foi confirmada pelo prefeito Edemétrio Benato Júnior durante live na última sexta-feira, 24. Apenas um deles é martinense. Os outros quatro são de Campo do Tenente e estão trabalhando na cidade. Todos já foram liberados da quarentena.
Os envolvidos fizeram a coleta de material para exames RT-PCR, que confirmou os resultados positivos. Conforme Benato, a quantidade de casos em um mesmo local pode ser caracterizada como um pequeno “surto”.
Continua depois da publicidade
Os pacientes foram entrevistados pelo setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde. Um deles teve sintomas mais graves. Benato enalteceu o trabalho da equipe responsável pelos cuidados contra o coronavírus, que agiu rápido e evitou uma disseminação ainda maior da doença.
Em caso de necessidade, a pessoa pode entrar em contato com o Posto de Saúde e repassar previamente as informações necessárias para orientação sobre o procedimento a ser adotado. Os telefones são (42) 3667-1180, 3667-1282 (ambos da Unidade Central) e 3667-1163 (setor de regulação municipal).
Não podemos entupir as nossas unidades de saúde. Ninguém quer ir ‘passear’ no posto de saúde, e se vai é porque precisa. Agora, é um problema porque, às vezes, pessoas com os sintomas da doença vão às unidades para consultar, e isto pode causar disseminação. As pessoas estão mais propícias a contrair o vírus dentro das unidades. Se você pode fazer uma ligação telefônica e a enfermeira da sua unidade de referência fala qual deve ser o procedimento, se tiver que agendar para vir à unidade, ótimo. Estava tudo regrado, mas agora parece que estamos fugindo à regra. Ninguém quer te proibir de ir ao posto de saúde, mas sim queremos que você vá apenas em uma situação grave e de emergência. A marcação (de consultas) está funcionando.
O prefeito ressalta que as pessoas devem se conscientizar sobre a necessidade de realizar os exames para detecção da doença caso apresentem sintomas da infecção.
ente, pelo amor de Deus, não é questão de vergonha, de simplicidade ou humildade, mas sim de saúde, de necessidade. Tem sintomas? Faz o teste. Se tiver o coronavírus, bloqueia o resto da sua família, não convive com eles porque, se houver alguma pessoa com problemas de saúde ou com idade avançada, você pode perder algum familiar.
Em todos os casos, se o paciente tiver diagnóstico positivo, ele deve ficar isolado no local onde estava quando fez o teste.
Continua depois da publicidade
A prefeitura começará a multar as pessoas que forem flagradas nas ruas, comércio e locais públicos sem a utilização da máscara. Empresários que permitirem clientes sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI) em seus estabelecimentos também serão multados e poderão ter o alvará cassado.
Outros dois casos de pacientes infectados com coronavirus foram registrados nesta terça-feira, 28. Um deles foi um homem, de 29 anos, que teve resultado positivo em um exame RT-PCR. Ele teve contato com outra pessoa infectada. Já o outro martinense contaminado foi identificado através de um teste rápido.
Com isso, a cidade passou para 14 moradores diagnosticados com a doença. Duas pessoas cumprem o período de isolamento e 12 estão recuperadas. Atualmente, 19 moradores aguardam resultados dos exames e 157 foram liberados da quarentena. O número de testes com resultado negativo é de 112, sendo 85 RT-PCR e 27 testes rápidos.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.