quarta-feira, 29 de julho de 2020

FATO OU FAKE? A OMS removeu a maconha da categoria de drogas?

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

É verdade ou mentira que a Organização Mundial de Saúde retirou a maconha da lista de drogas ilícitas?
No final de julho de 2020, diversos sites espalharam a informação a respeito de uma nova classificação que teria sido anunciada pela Organização Mundial da Saúde. Sites como o Medicina News e o Diário Online afirmaram que a OMS teria removido, em seu último balanço, a maconha da categoria de drogas. A afirmação também foi bastante compartilhada nas redes sociais e em grupos do WhatsApp.
Continua depois da publicidade
Será que isso é verdade ou mentira?
O site Diário Online e o Rondônia ao Vivo não citam nenhuma fonte e o site Medicina News cita o endereço CANNABIS24HR.com como fonte. No entanto, averiguamos que o site em questão está fora do ar.
Procurando por palavras-chave relacionadas ao assunto, descobrimos que essa notícia é uma versão traduzida e adaptada de um artigo publicado no dia 21 de junho de 2020, em inglês, pelo site MenaFn. Como o referido site não dá indicações sobre a fonte da notícia, fomos atrás da origem dessa informação.
No começo de julho de 2020, o site indiano de checagem de fatos Fact Crescendo entrou em contato com a Organização Mundial da Saúde, que lhe respondeu não ter tirado a maconha da categoria de drogas!
Aliás, em seu site, a OMS deixa bem claro que a cannabis está, sim, categorizada como um droga.
Confusão
Conforme explicado pelo site Smoke Buddies, a posição da OMS em relação à maconha é que a entidade chegou a emitir um documento com recomendações para reduzir o controle internacional sobre a cannabis, mas a análise de um órgão de monitoramento das Nações Unidas concluiu que tais recomendações teria pouco impacto no controle internacional de drogas. Ah! Isso foi em janeiro de 2019.
Continua depois da publicidade
Resumo
A Organização Mundial da Saúde não tirou a maconha da lista de drogas! O que houve foi uma lista de recomendações da OMS que visavam reduzir o controle internacional sobre a cannabis, mas a maioria dessas recomendações foi analisada e “vetadas” pela Organizaçao das Nações Unidas, após análise!
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.