quinta-feira, 23 de julho de 2020

Paranaguá é alvo de investigação após compra de remédio para Covid-19

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANA PORTAL Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Paranaguá, no litoral do Paraná, é alvo de uma investigação preliminar do MPPR (Ministério Público do Paraná) sobre a dispensa de licitação para a compra de R$ 3 milhões de um remédio para a Covid-19 sem a eficácia comprovada.
Na última sexta-feira (17), o município iniciou a distribuição de Ivermectina para a população. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o objetivo era usar o medicamento como “auxílio na prevenção aos efeitos agravados” do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
PREFEITURA DE PARANAGUÁ DISTRIBUI IVERMECTINA CONTRARIANDO OMS E ANVISA
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, a decisão está ancorada em estudos científicos que apresentaram, in vitro, resultados favoráveis. Porém, a OMS alerta que testes em laboratório não garantem a eficácia em humanos.
Até o momento, não há nenhuma comprovação científica de que a Ivermectina possa ajudar no tratamento ou na prevenção da Covid-19. Já a Anvisa orienta que o medicamento só deve ser usado conforme a bula, que é indicado para o tratamento de sarna e piolho.
A promotora Camila Adami pediu, em uma notícia fato, que o município esclareça os critérios usados na compra do remédio. Entre os questionamentos, estão o “embasamento técnico (indicativo médico) para a aquisição emergencial do medicamento”, além do “critério técnico para o número de aquisições do remédio de acordo com a população que o receberá”.
O prazo estipulado para que o município responda os questionamentos é de cinco dias, podendo ser prorrogado. O Paraná Portal entrou em contato com a Prefeitura de Paranaguá e aguarda retorno.
MATÉRIA RELACIONADA:
Prefeitura do Paraná anuncia que distribuirá Ivermectina para tratamento da Covid-19.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.