terça-feira, 14 de julho de 2020

Família contesta informação de que teria contraído Covid-19 em churrasco

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

No último dia 6, durante coletiva de imprensa realizada para anunciar o decreto que determinou novos horários de funcionamento do comércio durante a semana e o fechamento total aos sábados, domingos e no feriado de 15 de julho (aniversário da cidade), a secretária de saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen informou que oito integrantes de uma mesma família haviam contraído o Coronavírus (Covid-19). Na oportunidade, ela afirmou que todos foram contaminados após a realização de um churrasco.
Entretanto, a família contesta a afirmação. Em carta de esclarecimento enviada à Najuá, familiares classificaram a informação da secretária como “inverídica e infundada”, e afirmaram que a exposição acabou gerando uma grande repercussão negativa da situação.
Continua depois da publicidade
A família alega que, nos últimos meses, mesmo antes da pandemia, vem dedicando atenção especial no cuidado com pessoas idosas e doentes do núcleo familiar. Uma pessoa apresentou complicações de saúde desde o final do ano passado e ficou debilitada a ponto de sair da cama apenas com o uso de cadeira de rodas e o auxílio constante de outros familiares, o que explica a necessidade de revezamento entre eles, segundo relatado na carta de esclarecimento.
Durante a entrevista coletiva, Jussara citou que, além dos idosos, crianças também estariam presentes no ambiente. A família confirma esta informação e esclarece que elas estavam no local por conta do fechamento das creches durante a pandemia e da necessidade de permanecerem sob os cuidados dos familiares. Segundo a família, isso explica a convivência quase que diária na residência dos idosos.
Na carta, familiares ressaltam que a afirmação da secretária gerou uma repercussão negativa nas redes sociais e nos órgãos de imprensa, o que deixou a família vulnerável a todo tipo de julgamento e críticas das pessoas.
Os oito integrantes que contraíram Covid-19 tiveram sintomas leves e se recuperaram em casa.
A família entrou em contato com a ouvidoria da saúde no dia seguinte à entrevista e solicitou uma retratação pública da secretária. Procurada por nossa reportagem, Jussara encaminhou um vídeo publicado nas redes sociais, onde reconheceu o equívoco e pediu desculpas à família.
Na carta, a família agradece a todos os profissionais de saúde que acompanharam a situação dos envolvidos, desde a primeira consulta, coleta de material para exames e acompanhamento por parte da epidemiologia.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.