terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Por que colocamos o dedo no nariz?



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BBC BRASIL Imagem: Divulgação

É um gesto que a maioria de nós faz ou já fez, apesar de poucos admitirem. Quando somos flagrados em ação, ficamos envergonhados. E quando vemos outra pessoa repetindo o ato, a sensação é de horror. Mas será que colocar o dedo no nariz pode ser tão ruim assim?
O termo médico formal usado para descrever o gesto é "rinotilexomania". O primeiro estudo científico sobre o fenômeno data de 1995: dois cientistas americanos mandaram um questionário por correio para mil adultos residentes no condado de Dane, no Estado de Wisconsin. 
Continua depois da publicidade
Dos 254 que responderam, nada menos do que 91% admitiram ter o hábito de colocar o dedo no nariz, enquanto apenas 1,2% confessou fazer isso pelo menos uma vez a cada hora. Dois participantes relataram que a mania interferia em suas vidas. E, para a surpresa dos cientistas, outros dois disseram que faziam isso tanto que até perfuraram o septo nasal, o fino tecido que separa as narinas.
Não foi um estudo perfeito, já que apenas um quarto dos indivíduos pesquisados responderam. Mas ele mostra a possibilidade de que o gesto, apesar dos tabus culturais, é bastante comum.
Prazer
Cinco anos depois, os médicos Chittaranjan Andrade e B.S. Srihari, do Instituto Nacional de Neurociências e Saúde Mental de Bangalore, na Índia, decidiram examinar melhor o hábito de se colocar o dedo no nariz.
Eles acreditavam que alguns comportamentos são mais comuns entre crianças e adolescentes do que em adultos, por isso entrevistaram indivíduos mais jovens para saber sobre a prevalência do gesto.
Os cientistas distribuíram questionários em quatro escolas de Bangalore – uma com famílias de classe mais baixa, duas de classe média e uma de classe alta – e conseguiram compilar dados de 200 adolescentes.
Quase todos eles admitiram colocar o dedo no nariz em média quatro vezes ao dia, o que não é uma surpresa, dado o estudo americano. Mas é interessante notar os padrões: apenas 7,6% dos entrevistados admitiram fazer o gesto mais de 20 vezes por dia, enquanto quase 20% disseram que praticavam o ato para aliviar coceiras ou para limpar o nariz. Outros 12% confessaram que o gesto lhes dava prazer.
E não houve diferenças entre os grupos socioeconômicos: aqui está algo que realmente une a humanidade. Mas há algumas diferenças entre os gêneros: o hábito parece ser mais comum entre meninos.
Mutilação facial
Colocar o dedo no nariz, no entanto, não é um gesto sem consequências. Um estudo realizado em 2006 na Holanda concluiu que o hábito pode ajudar na disseminação de infecções bacterianas. Segundo a pesquisa, pacientes em uma clínica de otorrinolaringologia que mantinham o ato várias vezes ao dia estavam mais propensos a apresentar a bactéria Staphylococcus aureus em suas narinas do que aqueles que não mexiam no nariz.
Em casos extremos, o gesto pode provocar problemas mais graves, como a perfuração do septo ou até dos seios paranasais.
A literatura médica revela, por exemplo, o caso de um homem de 29 anos que começou a desenvolver o hábito compulsivo de tirar os pelos do nariz. Seus médicos descreveram o problema como dentro do espectro dos distúrbios obsessivos-compulsivos e só conseguiram tratá-lo com medicamentos ansiolíticos.
Mas a maioria de nós pode descansar sabendo que nosso hábito discreto e ocasional não é uma patologia. O que é interessante, pois, contrariamente a comportamentos como roer as unhas ou arrancar os cabelos, não se trata de uma manifestação tida como obsessiva-compulsiva.
Diante de todas essas informações, por que ainda insistimos nesse hábito? Não se sabe ao certo, mas como definiu o psicólogo britânico Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, a respeito de roer as unhas, trata-se uma combinação da simples satisfação que obtemos ao nos mantermos limpos e o fato de que nosso nariz está ali, fácil de ser alcançado, a qualquer momento.
Ou pode ser apenas um sinal de preguiça. Afinal, nossos dedos estão sempre presentes quando precisamos limpar as narinas.
De qualquer forma, é de certa forma confortante saber que alguns pesquisadores ainda estão tentando entender os motivos por trás desse hábito tão polêmico.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.