By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO GAÚCHA – Imagem: Ronaldo Bernardi
A falta de recursos para serviços de manutenção nas
rodovias federais do Rio Grande do Sul deverá fechar os dois túneis da
BR-101, em Morro Alto. Por enquanto, só há verba para mantê-los abertos
até novembro, desde que não seja necessário realizar obra emergencial
nas estradas da União no Estado.
Sendo assim,
em dezembro, as duas travessias localizadas em Maquiné seriam fechadas
ao tráfego de veículos. Como alternativa, os usuários da BR-101 teriam
de voltar a usar o traçado antigo da rodovia, o que aumentaria o
deslocamento em mais 11 quilômetros.
Desde o
começo do mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit) não tem mais dinheiro para repassar para obras de manutenção. A
expectativa da autarquia é conseguir junto ao governo federal mais R$
100 milhões para serem investidos até o fim do ano.
Porém, o Ministério do Planejamento informa que não
está avaliando liberar mais recursos para investimento nas rodovias
federais gaúchas. O máximo que deverá chegar é um valor de R$ 1,6 milhão
referente ao montante previsto para 2017 que ainda não foi repassado.
A
manutenção dos dois túneis custa ao governo federal R$ 533 mil por mês.
A estrutura de 1,8 quilômetro exige uma complexa estrutura de pessoal e
de equipamentos de segurança para manter a circulação de veículos na
região.
São aproximadamente 30 profissionais
envolvidos entre engenheiros, técnicos de suporte em sistema e
enfermagem, monitores, eletricistas, mecânicos e vigilantes. O
monitoramento do local conta com 40 câmeras. Um sistema com duas
subestações alimentadas por gerador garante energia para a estrutura. A
empresa paulista Hhtec Comércio e Servicos Eireli é a responsável pela
fiscalização do trânsito nos túneis desde setembro de 2014.
Os
túneis foram inaugurados em dezembro de 2010. O presidente Lula não
queria deixar a Presidência da República sem antes fazer a pé a
travessia do túnel, como havia prometido. A duplicação da BR-101, entre
Osório-RS e Palhoça-SC, começou em janeiro de 2005. Os 88,5 quilômetros
do trecho gaúcho foram entregues em fevereiro de 2011.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.