quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gás Natural para Guarapuava


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho se reuniu esta semana com o presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Luciano Pizzatto, e toda a diretoria da empresa para apresentar os dados preliminares sobre o consumo de gás em Guarapuava, levantados pelas maiores indústrias do município. A partir dessas informações, Pizzatto se comprometeu a aprofundar e detalhar os estudos para verificar a viabilidade de implantação do ramal de gás para abastecer o Parque Industrial local.
Cesar Filho já tinha apresentado a ideia ao governador Beto Richa, que ficou muito animado com a possibilidade de acelerar a industrialização do interior do Paraná usando recursos naturais, como é o caso do gás.
Cesar Filho lembra que o gás natural é um insumo barato para as indústrias e que aumenta muito a competitividade com empresas que já usufruem desse tipo de energia. Atualmente, dez cidades do Paraná são beneficiadas com o gás natural: Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo, São José dos Pinhais, Balsa Nova, Araucária, Colombo, Paranaguá e Quatro Barras. Londrina será a próxima cidade a receber a rede de distribuição, conforme anúncio feito pelo governador Beto Richa.
“Não são só as indústrias que se beneficiam com essa ampliação da rede de gasoduto. Os motoristas, que hoje gastam valores absurdos para abastecer seus veículos, também terão mais uma opção de combustível, que é o GNV, o gás natural veicular, muito mais barato e menos poluente do que a gasolina e o etanol”, enfatiza o deputado.
O próximo passo do parlamentar na tentativa de viabilizar esse projeto será entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) para identificar outras empresas da cidade que teriam interesse em alterar sua matriz energética para o gás natural. “É uma alternativa que melhora a produtividade e a qualidade em vários processos produtivos aumentando a competitividade externa dos produtos, fator que pode atrair a atenção de empresas de vários segmentos”, afirma o parlamentar.
Texto: RedeSuldeNoticias – Foto Divulgação
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.