terça-feira, 14 de julho de 2020

Vários pacientes que tomaram cloroquina no início internaram ou morreram, diz infectologista

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B Imagem: Divulgação

Após o presidente Jair Bolsonaro fazer propaganda da hidroxicloroquina no início dos sintomas do coronavírus e afirmar ter apresentado melhora por isso, novamente veio à tona o debate sobre o uso do medicamento, que já foi deixado de lado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e países da Europa e os Estados Unidos. O infectologista Jaime Rocha, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), refutou o uso do medicamento e lembrou que vários pacientes que o tomaram em casos leves foram internados ou morreram.
Continua depois da publicidade
“Não existe anita, ivermectina, cloroquina, vitamina D, zinco, azitromicina e qualquer outra coisa como prevenção ou para sintomas leves. A cloroquina não funciona para prevenção e aumenta risco de efeitos colaterais. Temos vários pacientes que tomaram hidroxicloroquina e morreram ou foram internados, mas quem advoga pelo medicamento não mostra estes dados”, disse Jaime Rocha, que atende diretamente pacientes com covid-19, em entrevista à Banda B.
O infectologista criticou ainda a politização do medicamento. “Ou você é a favor ou contra o presidente, mas isso não existe na ciência. Ou tem evidencia ou não tem. Quem defende, o faz com evidências ruins: ‘dei para dez e dez melhoraram, mas outros não deram para cem e cem melhoraram’. Em época de pandemia, temos mais de 200 milhões de cientistas agora no Brasil e, lamentavelmente, não estão ouvindo a opinião técnica sobre o tema”, ponderou.
Para o médico, há pessoas que fazem a propaganda de remédios sem dolo (intenção), mas outras não. “Isso não é feito com dolo pela maioria das pessoas, porque muitas não têm um preparo cientifico adequado e temos que tentar relevar elas. Agora há quem tem informação adequada e usa isso de forma política”, lamentou, lembrando que embora usada para tratamento de doenças com lúpus e artrite, no caso do coronavírus o risco de efeitos colaterais é maior por conta da inflamação causada pela doença.
Tratamento
Mas afinal, há algum tratamento? Jaime Rocha explica que para casos leves não. “O tratamento é sintomático para casos leves. Não existe qualquer remédio para a forma leve.
Continua depois da publicidade
As pessoas têm que entender que é uma doença com baixa letalidade e que a maior parte é assintomática ou leve. Temos que manter as medidas de uso máscara, distanciamento e higiene de mãos”, ponderou.
Já para casos graves, há alguns avanços. “O que se tem para pacientes graves é fazer o uso de corticoides, baseado em um estudo inglês em que a dexametasona reduziu a mortalidade. Também há estudos conclusivos sobre o benefício da heparina, que é um anticoagulante, mas para pacientes graves”, disse.
Outro medicamento que vem sendo receitado é a azitromicina, mas para o infectologista ela também não faz diferença em casos leves. “É um antibiótico. Não se faz prevenção de bactéria. Tem sido usado pelo efeito anti-inflamatório pulmonar, para quem tem doença pulmonar crônica grave, mas não há efeito de outra forma”, salientou.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.