quinta-feira, 9 de julho de 2020

Fundador da Ricardo Eletro é preso por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RIC MAIS Imagem: TV Record

O fundador da Ricardo Eletro foi preso na manhã desta quarta-feira (8) em São Paulo (SP), em uma força-tarefa entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Secretaria de Estado de Fazenda e a Polícia Civil.
Identificada como Operação Direto com o Dono, os alvos são empresários do ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Além de Ricardo, sua filha também foi presa durante a operação.
Continua depois da publicidade
A Operação Direto com o Dono conta com a participação de três promotores de Justiça, 60 auditores-fiscais da Receita Estadual, quatro delegados e 55 investigadores da Polícia Civil.
Conforme levantamento da investigação, o grupo teria sonegado ao longo de mais de cinco anos cerca de R$ 400 milhões em impostos devidos ao Estado de Minas Gerais.
Na operação, estão sendo cumpridos três mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, São Paulo e Santo André.
Além dos mandados de prisão, a Justiça determinou o sequestro de bens e imóveis de um dos empresários, avaliados em cerca de R$ 60 milhões.
A investigação
A investigação ganhou força após o Supremo Tribunal Federal definir como crime a apropriação de ICMS cobrado de consumidores e não repassados ao estado.
A fraude, de acordo com as investigações, ocorria quando as empresas da rede cobravam dos consumidores, embutido no preço dos produtos, o valor correspondente ao imposto. Entretanto, ao invés de fazer o repasse, os empresários ficavam com os valores.
Continua depois da publicidade
No momento, a empresa encontra-se em recuperação extrajudicial, sem condições de arcar com as dívidas, e fechou diversas unidades e demitiu dezenas de trabalhadores.
Entretanto, o principal dono do negócio possui dezenas de imóveis, participações em shoppings na região metropolitana de Belo Horizonte e fazendas.
Os bens não estão registrados em nome do investigado, mas de suas filhas, mãe e até de um irmão, que também são alvos da operação.
O crescimento do patrimônio individual do principal sócio ocorreu na mesma época em que os crimes tributários eram praticados, o que caracteriza, de acordo com a Força-Tarefa, crime de lavagem de dinheiro.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.