quarta-feira, 15 de julho de 2020

Biólogo explica fenômeno de imagem de 'Jesus' que apareceu em meio a tronco e intrigou operários

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

O desenho que apareceu no tronco e em vários pedaços de uma árvore da espécie salgueiro intrigando operários após uma poda em Itaquiraí, em Mato Grosso do Sul, pode ter se formado a partir de vários fatores ambientais, segundo o biólogo Fabiano Izidoro.
Na figura, em que alguns deles viram a “imagem de Jesus Cristo”, teve grande repercussão nas redes sociais. A paróquia do município se recusou a comentar o assunto. 
Continua depois da publicidade
O desenho descoberto na última quinta-feira (9) à tarde, pelo diretor de obras da cidade, Odimar Souza durante a retirada da árvore para a pavimentação da avenida Monte Castelo, no bairro Monte Castelo.
De acordo com Fabiano, na botânica, a explicação biológica para a formação de manchas na parte interna e até externa de uma árvore, é influenciado por vários fatores ambientais: “Por isso é necessário ver onde que essa planta cresceu, tipo de solo, nutrientes e o que ela absorveu”, explicou. 
Conforme o biólogo, o fenômeno que aconteceu com o salgueiro, também pode estar ligado a uma possível lesão nas células dessa planta durante o crescimento ou por meio de elementos químicos que ela absorveu. Há também a possibilidade da ação da incidência luminosa (raios ultravioleta).
“As plantas têm vasos condutores que são o xilema e floema, ou seja, são os vasos condutores de seiva. Então quando ela absorve nutrientes do solo, esses [nutrientes] podem gerar algum tipo de pigmentação. 
Continua depois da publicidade
Por isso que tem espécie de árvores onde aparecem em seus troncos manchas e essas podem ter várias cores”, finaliza.
Pareidolia
Para o biológo, o fato de algumas pessoas terem visto a imagem de Jesus Cristo no tronco da árvore pode ser explicado pelo fenômeno pareidolia. Ele disse que é um fenômeno psicológico bastante comuns onde as pessoas conseguem reconhecer pessoas, rostos e até mesmo animais em sombras, luzes ou em qualquer outro estímulo visual: “Isso é muito parecido quando olhamos para o céu e por meio de uma nuvem conseguimos ver alguma figura”, explicou ao G1
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.