segunda-feira, 28 de março de 2022

Governo avalia fim de teste negativo de covid para viajantes do exterior

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Adriano Machado/Reuters
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a exigência de testes negativos de covid-19 a viajantes do exterior pode ser derrubada nesta semana. Em entrevista ao Poder360, ele diz que a medida está sendo avaliada com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os ministérios da Justiça, Infraestrutura e Casa Civil.
Hoje, brasileiros e turistas estrangeiros que viajam ao exterior precisam de um teste negativo de covid-19 para desembarcar no Brasil, além do certificado de vacina.
A questão deve avançar ao longo desta semana, informou o ministro Queiroga. 
"Em breve nós teremos notícias positivas. Eu não quero cravar uma data aqui porque isso depende de vários órgãos. Temos que fazer isso de uma forma tranquila para conseguirmos sair desse cenário de emergência sanitária de forma segura".
Continua depois da publicidade
Se politizou muito e qualquer ação administrativa que se toma, no outro dia um partido de esquerda judicializa no Supremo Tribunal Federal.Ministro Marcelo Queiroga em entrevista ao Poder360
Queiroga acrescentou que medidas de combate ao coronavírus, como o uso de máscara, também serão revistas pelo governo. 
"É possível que daqui até o final do mês [de março] já tenhamos uma posição unificada".
Parte dos estados já flexibilizou o uso de máscaras contra a covid, mas uma lei federal ainda obriga o uso do equipamento de proteção individual. Ao Poder360, Queiroga disse que uma normativa será apresentada "em breve", sem detalhar.
"A questão do tempo é o menos relevante. O importante é pousar o avião com segurança."
Queiroga não acredita em vacinação anual contra covid
Questionado se a vacina contra a covid-19 entrará no calendário anual do governo federal, 
O ministro Marcelo Queiroga afirmou: "Acredito que não tenhamos que vacinar toda a população brasileira com várias doses da vacina".
Ele ressaltou que ninguém sabe qual a melhor estratégia de vacinação. 
Continua depois da publicidade
"Vamos esperar as respostas que a ciência vai trazer". 
Queiroga acrescentou que, num cenário pós-pandêmico, a vacinação pode ser aplicada apenas em grupos de maior risco, como idosos e profissionais de saúde."Isso como política pública, sem prejuízo de a iniciativa privada disponibilizar essas vacinas para quem quiser tomar.
"O governo de São Paulo anunciou que a aplicação da quarta dose de vacina contra a covid-19 para maiores de 60 anos começará a partir de 5 de abril.Queiroga divide responsabilidade de mortes por covid: 'Lembra do fique em casa?
'Durante entrevista ao Poder360, o ministro Queiroga também dividiu a responsabilidade pela condução da pandemia de covid-19, que matou 658.926 brasileiros até 27 de março.
Sem citar nome, ele se referiu às orientações do Ministério da Saúde sob a gestão de Luiz Henrique Mandetta, para que pessoas acometidas pela covid-19 procurassem atendimento médico somente em caso de sintomas graves.
À época, a medida foi defendida por especialistas como forma de proteger o sistema público de saúde do colapso.
"Muitas pessoas infelizmente morreram e poderiam ter sido tomadas algumas medidas para minorar. Lembra do 'fique em casa e o resto a gente resolve depois'? Era "deixa ficar com falta de ar, aí você vai pro hospital". 
Continua depois da publicidade
Talvez, se tivéssemos usado medidas para que as pessoas procurassem mais cedo o atendimento médico, diminuiriam um pouco esses casos", afirmou Queiroga.
Mandetta assumiu o Ministério da Saúde no início do governo Bolsonaro e permaneceu no cargo até abril de 2020.
Ele estendeu as críticas: "Talvez se os gestores anteriores ao governo do presidente Bolsonaro não tivessem, por exemplo, fechado 40.000 leitos hospitalares talvez pudéssemos ter um desfecho diferente". 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.