By:
INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias)A partir desta sexta-feira (1º), a Caminhos do Paraná encerrará as
atividades de atendimento ao usuário nos trechos que compreendem o lote 4
do Anel de Integração, que totaliza 405 km e abrange as rodovias BR-277
(entre São Luiz do Purunã e Guarapuava), BR-373 (Entre Ponta Grossa e
Prudentópolis), BR-476 (Entre Araucária e Lapa) e PR-427 (Entre Porto
Amazonas e Lapa). Os serviços serão prestados até às 23h59 de
quinta-feira, dia 31 de março.
Entre os serviços que deixam de ser prestados estão os atendimentos com guincho e inspeção de trânsito. “Por exemplo guinchos. Guincho leve e pesado. Serviço de inspeção de trânsito, que é esse serviço que vai recolhendo objetos, animais mortos sobre a pista, recapes de pneu, esse tipo de limpeza que era feito pela empresa, não vai mais ser realizado.
Entre os serviços que deixam de ser prestados estão os atendimentos com guincho e inspeção de trânsito. “Por exemplo guinchos. Guincho leve e pesado. Serviço de inspeção de trânsito, que é esse serviço que vai recolhendo objetos, animais mortos sobre a pista, recapes de pneu, esse tipo de limpeza que era feito pela empresa, não vai mais ser realizado.
Continua depois da publicidade
O serviço de inspeção também
verificava, por exemplo, se tinha veículo precisando de atendimento, se
tinha algum veículo que tinha saído da pista, que precisava de
atendimento emergencial e assim por diante”, explica o assessor de
imprensa da Caminhos do Paraná, Jefferson Ditrich.
A concessionária também não vai prestar socorro às vítimas de acidente. “O serviço de remoção, que é guincho leve e guincho pesado, e o serviço de atendimento pré-hospitalar, que são as ambulâncias [será finalizado]. Também não vai mais manter o Centro de Controle de Operações que era uma área que tinha acesso à várias câmeras espalhadas pelo lote e monitorava via rádio, todas as ocorrências em tempo real, por meio de sistema de radiocomunicação”, afirma Jefferson.
A concessionária também não vai prestar socorro às vítimas de acidente. “O serviço de remoção, que é guincho leve e guincho pesado, e o serviço de atendimento pré-hospitalar, que são as ambulâncias [será finalizado]. Também não vai mais manter o Centro de Controle de Operações que era uma área que tinha acesso à várias câmeras espalhadas pelo lote e monitorava via rádio, todas as ocorrências em tempo real, por meio de sistema de radiocomunicação”, afirma Jefferson.
O encerramento das atividades da empresa em março acontece quatro meses
após o fim do contrato de concessão dos pedágios. Os trechos pedagiados
que estão sem contrato deverão passar por uma nova licitação para a
escolha de empresas responsáveis pelos trechos. Enquanto isso, um acordo
entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e a
Procuradoria do Estado, com a homologação da Justiça Federal, permitiu
que a Caminhos do Paraná continuasse oferecendo serviços de atendimento
mesmo após o fim do contrato, ocorrido no dia 27 de novembro. Com o fim
do período estipulado em acordo, os serviços serão encerrados.
Anteriormente, havia sido divulgado que o período de adaptação seria de até 12 meses. Contudo, o acordo assumido na Justiça permitiu que o serviço fosse realizado durante quatro meses. O assessor de imprensa da Caminhos do Paraná explica que havia uma possibilidade de estender o prazo para até 12 meses, mas as partes não chegaram a um acordo.
Anteriormente, havia sido divulgado que o período de adaptação seria de até 12 meses. Contudo, o acordo assumido na Justiça permitiu que o serviço fosse realizado durante quatro meses. O assessor de imprensa da Caminhos do Paraná explica que havia uma possibilidade de estender o prazo para até 12 meses, mas as partes não chegaram a um acordo.
Continua depois da publicidade
“Caso as partes
decidissem permanecer, as condições, quer dizer, como que a empresa
seria remunerada por isso, qual seria o valor da prestação desse
serviço, os níveis de atendimento, as quantidades de viaturas, de
veículos, de inspeção e tal, isso estava pactuado de uma forma que
poderia chegar a 12 meses, porém somente havia sido de fato assinado,
homologado na Justiça, um período de quatro meses. Como as partes não
chegaram a uma composição que permitisse estender esse prazo para além
desses quatro meses, então o serviço vai ser finalizado”, disse.
Com o encerramento das atividades da Caminhos do Paraná, serviços como o atendimento às vitimas ficarão a cargo dos órgãos públicos, como ocorre em rodovias federais não pedagiadas. Os atendimentos de vítimas, por exemplo, no trecho entre Ponta Grossa e Prudentópolis ficará sob responsabilidade das Polícias Rodoviárias (Federal e Estadual), das secretarias de saúde e do Corpo de Bombeiros.
As praças de pedágios também serão desativadas. Com isso, espaços como a sala de usuário e banheiros serão transferidos para o Governo Federal e Estadual. Nas rodovias federais, o serviço de vigilância ficará a cargo da Polícia Rodoviária Federal e nas rodovias estaduais, a Polícia Militar será responsável por cuidar do patrimônio. As praças estarão desativadas até que um novo contrato seja licitado.
De acordo com Jefferson, outros trechos que já tiveram o contrato encerrado, tiveram problemas com a manutenção das praças de pedágio. “Infelizmente, vimos que em alguns outros casos, de outras concessionárias, o Governo não assumiu efetivamente esses espaços e eles foram vandalizados.
Com o encerramento das atividades da Caminhos do Paraná, serviços como o atendimento às vitimas ficarão a cargo dos órgãos públicos, como ocorre em rodovias federais não pedagiadas. Os atendimentos de vítimas, por exemplo, no trecho entre Ponta Grossa e Prudentópolis ficará sob responsabilidade das Polícias Rodoviárias (Federal e Estadual), das secretarias de saúde e do Corpo de Bombeiros.
As praças de pedágios também serão desativadas. Com isso, espaços como a sala de usuário e banheiros serão transferidos para o Governo Federal e Estadual. Nas rodovias federais, o serviço de vigilância ficará a cargo da Polícia Rodoviária Federal e nas rodovias estaduais, a Polícia Militar será responsável por cuidar do patrimônio. As praças estarão desativadas até que um novo contrato seja licitado.
De acordo com Jefferson, outros trechos que já tiveram o contrato encerrado, tiveram problemas com a manutenção das praças de pedágio. “Infelizmente, vimos que em alguns outros casos, de outras concessionárias, o Governo não assumiu efetivamente esses espaços e eles foram vandalizados.
Continua depois da publicidade
Eles
estão no escuro. São locais até considerados inseguros atualmente. Mas
infelizmente, a empresa não tem o que fazer em relação a isso, depende
de o Governo assumir esses espaços e continuar realizando essa
vigilância, enfim continuar pagando a conta de luz nesses espaços para
que eles sejam pelo menos iluminados e ter um pouquinho mais de
segurança”, explica.
Obras:
Obras:
Apesar do fim do contrato, a Caminhos do Paraná deverá continuar obras
que não foram finalizadas. “As obras são consideradas investimentos. Os
investimentos que a empresa se comprometeu perante à Justiça Federal a
concluir, ela vai continuar realizando. Até que essas obras sejam
realizadas. Isso inclui 15 km de terceiras faixas. Em torno de sete a
oito quilômetros já foram concluídos, na BR-277 e na BR-373. Falta ainda
mais ou menos a metade para ser concluído”, conta o assessor de
imprensa da Caminhos do Paraná.
Uma das obras que será finalizada é uma passarela no município da Lapa. “Tem uma passarela na BR-476, lá perto da Lapa, que está sendo implantada também, que faz parte desse compromisso assumido perante à Justiça Federal, e o trevo de acesso ali à Fernandes Pinheiro, que esse já foi concluído”, relatou Jefferson.
Segundo estimativa do assessor de imprensa da Caminhos do Paraná, a previsão é que as obras sejam finalizadas até o dia 31 de maio. “Faltam cerca de seis quilômetros de um total de 15 pactuados com Justiça Federal e DER. Com esses 15 quilômetros de terceiras faixas, a empresa alcançará o total de 100 km de terceiras faixas implantadas desde o início da concessão”, afirma.
Uma das obras que será finalizada é uma passarela no município da Lapa. “Tem uma passarela na BR-476, lá perto da Lapa, que está sendo implantada também, que faz parte desse compromisso assumido perante à Justiça Federal, e o trevo de acesso ali à Fernandes Pinheiro, que esse já foi concluído”, relatou Jefferson.
Segundo estimativa do assessor de imprensa da Caminhos do Paraná, a previsão é que as obras sejam finalizadas até o dia 31 de maio. “Faltam cerca de seis quilômetros de um total de 15 pactuados com Justiça Federal e DER. Com esses 15 quilômetros de terceiras faixas, a empresa alcançará o total de 100 km de terceiras faixas implantadas desde o início da concessão”, afirma.
Continua depois da publicidade
Quatro
obras ainda serão iniciadas na BR-277. Uma delas fica nas proximidades
da Colônia Witmarsum (1 km), além de três trechos em Palmeira (dois
deles de 1 km e 200 metros e outro de 800 metros). Uma outra obra de
implantação de terceira faixa está em andamento na BR-376, em Ponta
Grossa, com um total de 1 km e 760 metros. Duas obras serão entregues na
primeira quinzena de abril. Um dos trechos de 3 km e 700 metros fica
entre Rio da Areia e Rio das Almas, na BR-277, em Teixeira Soares. Já o
outro trecho é de 1 km e 320 metros próximo de Imbituva, na BR-373. Duas
obras foram concluídas recentemente na BR-277 entre Rio da Areia e Rio
das Almas, com extensão de 1 km e 900 metros, e outra na BR-373, na
chamada Curva do Tigre, com extensão de 2 km e 360
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP.
GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.
GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.
GRUPO - CLIQUE AQUI.
GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.
CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.