sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Com cassação de Francischini, Alep terá 'dança das cadeiras' com quatro trocas de deputados; veja nomes

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL), decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (28), vai provocar uma "dança das cadeiras" na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com quatro trocas de deputados.
Francischini foi o deputado mais votado da história do Paraná em 2018, com 427.749 votos. A chapa do político, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, elegeu oito parlamentares. 
Ele foi cassado por ter propagado informações falsas sobre a urna eletrônica e o sistema de votação durante as eleições de 2018. Essa foi a primeira vez que o tribunal tomou decisão relacionada a político que fez ataque às urnas eletrônicas. 
Continua depois da publicidade
Pela decisão, além de perder o mandato, o deputado fica inelegível por oito anos. O TSE determinou que os votos obtidos por ele na eleição sejam anulados, e uma nova totalização seja feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 
Quem sai e quem entra
Com o recálculo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vai haver uma nova distribuição de votos válidos.
Pela nova distribuição das cadeiras, além de Francischini, também deixarão a vaga na Assembleia Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, todos eleitos pelo PSL. O recálculo foi confirmado por uma fonte ligada à Alep e um escritório de advocacia de Curitiba. 
Caron assumiu a cadeira na terça-feira (26) após a cassação do Subtenente Everton, do mesmo partido, originada em outro processo.
Conforme o recálculo, devem assumir as vagas Adelino Ribeiro (PRB), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV). Os três primeiros já ocuparam uma cadeira na Alep em outras legislaturas. 
"É inédito [tantas trocas]. Por cassação é a primeira vez na história da Assembleia Legislativa", afirma o cientista político Tiago Valenciano. Segundo ele, há a possibilidade de que Caron seja deputado por apenas uma semana. 
Continua depois da publicidade
O TRE-PR explicou que vai se manifestar após receber a notificação do TSE, que deve ocorrer até a sexta-feira (29). Depois, será feito o novo cálculo do quociente eleitoral. 
A partir disso, o presidente do TRE comunicará por ofício o presidente da Alep sobre as mudanças e os nomes dos novos deputados. Oficialmente, a Assembleia Legislativa não está ciente da decisão do TSE. À assembleia cabe apenas cumprir a decisão do tribunal.
Francischini também foi deputado federal por dois mandatos, secretário de Segurança Pública do Paraná e candidato a prefeito de Curitiba, em 2020.
Trocas nas comissões da Assembleia
Além de Francischini presidir a CCJ, o deputado Emerson Bacil comanda a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior. O deputado Do Carmo, que também sai, ocupa a segunda vice-presidência da Mesa Diretora.
Ademar Traiano (PSDB), presidente da Alep, explicou que existe a possibilidade de que os blocos partidários façam um acordo para definir quem vai assumir as vagas nas comissões e na mesa. Caso não haja acordo, ele disse que será feita uma eleição para cada cargo.
Sobre a decisão do TSE, Traiano afirmou que toda cassação é traumática. "Nunca é bom uma notícia dessa magnitude e, principalmente, pela demora do julgamento. Se fosse no início do mandato seria diferente. O tempo acaba comprometendo toda a história do cidadão", disse. 
Assim que for comunicado pelo TRE-PR, o presidente da Alep disse que convocará os suplentes para assumir as cadeiras.  
"Estou há 32 anos na Assembleia Legislativa e nunca presenciei isso. É inédito", afirmou. 
Continua depois da publicidade
Informação falsa
Francischini foi alvo de investigação após afirmar, sem apresentar provas, em suas redes sociais, durante o primeiro turno das eleições de 2018, que as urnas eletrônicas foram adulteradas para impedir a eleição do presidente Jair Bolsonaro.
Na ocasião, o TRE-PR fez auditoria nas urnas e constatou que elas estavam com funcionamento normal, sem indícios de fraude em seu sistema.
Em nota, Francischini afirmou que lamenta demais a decisão. "Um dia triste, mas histórico na luta pelas liberdades individuais. Nós vamos recorrer e reverter essa decisão lá no STF, preservando a vontade de meio milhão de eleitores paranaenses", disse. 
MATÉRIA RELACIONADA:
 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.