terça-feira, 30 de janeiro de 2018

VERDADE OU MENTIRA - Ratinho 'toma banho' em vídeo que viralizou na internet?



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação

Circula pela internet um vídeo em que um ratinho 'toma banho' tocando partes do corpo ensaboado. O vídeo não tem sinais de montagem e especialistas dizem que os movimentos mostrados são comuns em roedores.
O vídeo viralizou. Uma publicação de domingo alcançou, sozinha, mais de 1,2 milhão de visualizações. E esta é apenas uma em lista de centenas publicações feitas no Facebook nos últimos dias. O video também circula com legendas em outras línguas e alcançou em 10 horas mais de 9 milhões de visualizações.
O G1 ouviu especialistas nesse tipo de animal para saber o que é verdade ou mito no vídeo. 
Para a veterinária Talita Quete, especializada em roedores, dá para ver no vídeo que o animal em questão é realmente um roedor. Ao ver o vídeo, ela também teve a impressão de que o animal estava tomando banho, mas alerta que passar as patas no próprio corpo para se limpar é um comportamento natural de roedores. Ela não descarta também a possibilidade de o animal ter recebido algum tipo de treinamento.  
O biólogo Fernando Lima, mestre em genética pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), analisou o vídeo e também acha que é verdadeiro. "Os primeiros movimentos dele são típicos de um roedor quando está tomando banho: [tocar] face, pescoço, alto da cabeça, focinho. Acho que pode ser verdadeiro o vídeo. A impressão foi muito forte para mim de ser verdadeiro", disse.
O professor diz que roedores como ratos e camundongos são muito usados em experimentos sobre capacidade de inteligência. "Você já deve ter visto que quando botam eles em labirintos eles descobrem rápido onde tem alimentos etc. Eles são muito sabidos. Acho que pela frequência com que o dono ou a dona desse animal botava ele para banho, ele pode ter adquirido outros movimentos, esse que ele faz no braço, no traseiro dele. Sem dúvida é um animal doméstico, foi criado tipo petshop e pelo hábito ele pode ter aquele movimento que a gente acha meio estranho."
Amanda Alves, bióloga do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo afirma também que o comportamento de se coçar, realizando limpeza na pelagem, condiz com o de um roedor. "No geral este comportamento pode ter a finalidade de retirar sujeira dos pelos, ou mesmo espalhar substâncias naturais de proteção à pelagem e odores utilizados para reconhecimento entre os indivíduos", diz ela.
Para Amanda, no caso específico do vídeo, parece provável é que o animal, uma vez banhado em sabão acidentalmente ou por intervenção de um ser humano, esteja tentando retirar o excesso do produto, que pode até estar causando algum tipo de incômodo.
"Os movimentos de esfregar cabeça e focinho com os membros anteriores são os mais comuns nestes animais, mas os outros movimentos em direção ao resto do corpo, e que dão esta impressão de que o animal está se ensaboando, podem ser ocasionados justamente pela necessidade de retirar o excesso de sabão do corpo, por incômodo, ou podem ser movimentos de limpeza próprios da espécie em questão, já que os roedores constituem um dos grupos mais diversos dentre os animais, e variedades deste tipo de comportamento entre as espécies podem ocorrer", disse.
A bióloga diz que olhando pelas imagens do vídeo não é possível precisar a espécie. Segundo ela, a identificação de espécies de roedores é feita por características anatômicas mais minuciosas, muitas vezes por estruturas ósseas e análise genética.
Perito em vídeos, o engenheiro Maurício de Cunto analisou um dos vídeos que circula na internet e não viu indícios de montagem. Ele aponta que o vídeo não tem muita qualidade e isso contribui para esconder certos detalhes, caso tenha algo que comprometa sua veracidade. No entanto, de acordo com ele, nos metadados do arquivo extraído da internet não existe informação útil que ligue o vídeo a algum programa de edição.
"Também assisti o vídeo muitas vezes e em várias velocidades como também quadro-a-quadro e não identifiquei nenhum resquício técnico que corrobore com a hipótese de ser falso ou manipulado fraudulentamente", afirmou o perito.
O professor aponta que o bicho no vídeo tem as mesmas características de um pequeno roedor, grupo no qual estão incluídos rato, mocó, preá e outros. "Ratos no geral têm a mesma características, concluindo a cauda é claro. Este não tem. A ordem Rodentia e muito diversa. Ela chega aproximadamente ser 50% da diversidade de todos os mamíferos do mundo", diz.
Assista:
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.