quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Cuidado: carregador pode levar vírus para seu smartphone; saiba se proteger



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Larissa Leiros Baroni (Uol) Imagem: AFP


Já imaginou ter todos os dados do seu smartphone roubados por causa de um simples descuido na hora de colocar o dispositivo para carregar? Apesar de parecerem inofensivos, os carregadores de celulares podem servir como um meio para a transmissão de códigos maliciosos.
Especialistas ouvidos pelo UOL Tecnologia afirmam que, apesar desse tipo de infecção não ser comum, não é improvável que haja um aumento considerável desse tipo de transmissão de vírus em um curto espaço de tempo.
Há pelo menos duas formas em que o carregador pode servir como transmissor de vírus para o seu smartphone. Uma delas pelo uso do cabo USB em um dispositivo (computador, por exemplo) infectado. A outra é o uso de um "carregador alterado" capaz de instalar um 'malware' [software mal-intencionado] e roubar todas as informações armazenadas no celular.
"Com o aumento do uso dos smartphones, bem como a ampliação de suas funcionalidades, que incluem até transações financeiras, esses dispositivos acabam despertando cada vez mais o interesse dos hackers", diz João Carlos Lopes, professor de Engenharia da Computação do Instituto Mauá Tecnologia.
Ainda que o caminho mais habitual para a transmissão de vírus para os smartphones seja a instalação de aplicativos, para Lopes, o uso do carregador para infectar celulares já causa preocupação.
Segundo Lopes, já há estudos nos EUA que mostram essa tendência, ainda não muito habitual, de uso do carregador como um vetor de infecção em smartphones.
"O mesmo cabo que você carrega o celular também serve para a transferência de dados. Por isso é tecnicamente viável a instalação de vírus nesse simples processo", aponta Lopes.
Para interceptar e roubar dados, os criminosos podem instalar um dispositivo no carregador --que é capaz de instalar um código malicioso no smartphone--,  e transmitir os "dados roubados" quando o dispositivo estiver conectado à internet.  Segundo Lopes, essa é uma maneira "possível, mas não comum" de infectar um celular.
A maneira mais usual de transmissão de vírus pelos carregadores, como aponta Rovercy de Oliveira, especialista de segurança da informação da consultora Real Protect, é o uso do USB em computadores ou em qualquer outra fonte que pode estar infectada --propositalmente ou não.
"Sede" por carregar celular em qualquer lugar expõe usuário O smartphone é cada vez mais utilizado como mapa, jornal, diário, contador de passos, biblioteca --até mesmo como telefone, às vezes.Todas essas funções consomem a bateria do telefone, e cada vez mais os usuários procuram pontos de carregamento compartilhados, em locais como aeroportos, shoppings e estabelecimentos comerciais.
São esses os momentos em que o aparelho fica mais vulnerável a uma infecção feita por meio do carregador.
"Vale lembrar que pode se tratar de um dispositivo [o ponto de carregamento por USB compartilhado] que pode estar contaminado com malware, você corre o risco de ter seus dados roubados", afirma Oliveira.
Dispositivos desconhecidos aumentam risco de infecção O especialista diz que o mesmo perigo ameaça o usuário quando o celular é carregado em um computador que o usuário não conhece a procedência.
"O problema, nesse caso, não é bem o carregador, mas a maneira como se carrega o dispositivo", diz Oliveira. "Para comprovar a vulnerabilidade dos celulares, os organizadores de uma feira disponibilizaram plugs USB pelo espaço ocupado pelo evento, para que os participantes carregassem seus smartphones. Mas, ao conectar os dispositivos, os usuários eram alertados sobre uma ameaça. Mas esse tipo de alerta que não se repete no dia-a-dia".
Como afirma Lopes, para os leigos é "quase que imperceptível" notar a diferença de dispositivos maliciosos ou não. E, por esse mesmo motivo, o professor recomenda alguns cuidados básicos.
Precauções também destacadas por Oliveira: "Ainda que essas interceptações não sejam tão fáceis e não sejam praticadas por qualquer hacker, as maneiras de se proteger são extremamente simples que valem ser seguidas."
Confira sete dicas para proteger seu smartphone do "risco carregador" 1. Não menospreze os possíveis riscos
O maior problema, segundo especialista em segurança da informação, é as pessoas ignorarem os riscos e acreditarem que estão livres de qualquer tipo de invasão. "Nunca é demais ser prevenido", ressalta Oliveira.
2. Instale e mantenha atualizado um antivírus
Para se proteger de possíveis invasores, vale instalar e manter atualizado um antivírus. "Ainda que a proteção não seja 100%, é um recurso que tem se tornado cada vez mais necessário, desde que os celulares adotaram as funções de um computador", diz Oliveira. O usuário pode buscar aplicativos desse tipo --em versões gratuitas e pagas--, tanto para Android quanto para iOS.
3. Não compre carregadores "piratas" ou de procedência duvidosa
Na tentativa de economizar, muitos usuários acabam recorrendo aos "carregadores piratas". Mas, segundo Lopes, essa suposta economia pode acabar saindo ainda mais cara que o valor de um acessório original. "Além do risco de você pegar um vírus, há uma grande chance de o produto de procedência duvidosa afetar a saúde de seu aparelho."
Em nota, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que possui regulações sobre certificação de baterias e carregadores (Resolução nº 481, de 10 de setembro de 2007 e Resolução nº 442, de 21 de julho de 2006) e que os acessórios que respeitam esses requisitos apresentam garantias aos usuários quanto ao desempenho elétrico. "A certificação é uma etapa necessária para que o equipamento obtenha a homologação da Agência. Sem a homologação, os produtos de certificação obrigatória não podem ser comercializados no país."
4. Evite pegar carregadores emprestados
"Um novo modelo de serviço que está se expandido no mercado é o empréstimo de carregadores em lugares públicos ou publicados --baladas ou em qualquer estabelecimento", afirma o professor da Mauá, que recomenda que os usuários se certifiquem que o acessório seja original. "Na dúvida, o melhor é ficar sem bateria, mas resguardar todos os seus dados", diz Lopes.
5. Certifique-se da procedência dos computadores que servirão de transmissão de energia
Evite plugar o seu celular via USB em computadores/tablets públicos ou em qualquer outro dispositivo que você desconheça a procedência. Certifique-se que o computador que servirá de transmissor de energia não esteja contaminado, e que ele tenha um antivírus instalado e atualizado. "Você até pode conhecer a procedência do computador, mas se houver um vírus instalado nele, certamente poderá infectar o seu celular", relatou Oliveira.
6. Faça a recarga com o celular desligado
Essa é a dica de ouro, como apontou o especialista em segurança da informação. "Com o celular desligado, você protege todas as informações que estão armazenadas no dispositivo e consegue carregar a bateria de uma maneira muito mais segura."
7. Se não for possível desligar o smartphone, opte por desligar a transferência de dados
Mesmo não sendo uma medida tão efetiva como desligar o smartphone, a opção de desativar a transferência de dados pode ser uma alternativa paliativa para aqueles usuários que não podem ficar com o celular desligado enquanto aguarda a carga ser completada.  "Um aplicativo malicioso pode ativar, sem que o usuário perceba, a transferência de dados. Por isso, essa não é a opção mais segura", explica Oliveira.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.