quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

FATO OU FAKE? Feira chinesa vende ratos e morcegos e é a origem do coronavírus! Será verdade?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Um vídeo mostrando o que parece ser uma feira ao ar livre vendendo diversos animais como ratos e morcegos para o consumo humano seria a origem do coronavírus! Será?
O vídeo tem pouco mais de quatro minutos de duração e se espalhou rapidamente através de grupos do WhatsApp e de postagens nas redes sociais no final de janeiro de 2020. De acordo com o texto que acompanha as imagens de uma curiosa feira livre, os chineses estariam disseminando o coronavírus pelo consumo de animais como ratos e morcegos, à venda nesse tipo de comércio!
Será que o vídeo é real? Será que ele foi gravado mesmo na China?
Continua depois da publicidade
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas nada tem a ver com a China e tampouco com o coronavírus!
Na verdade, o vídeo foi publicado em julho de 2019, no canal do usuário Jerry Mewengkan no YouTube. Como podemos ver abaixo, o vídeo é igual ao que se espalhou em janeiro de 2020, só que com uma resolução muito melhor:
O filme é um registro do Pasar Tradisional Langowan, um mercado tradicional que fica em Minahasa, uma província da Indonésia. Lá, é possível se comprar animais selvagens para consumo, como pássaros, ratos, morcegos, cobras e tantos outros.
Note, aos 20 segundos do vídeo, uma placa com os dizeres em indonésio:
Possível origem do coronavírus
Como explicamos nesse artigo, estudos sugerem que o coronavírus tenha se originado em dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Portanto, afirmar que essa feira tem algo a ver com a epidemia é errado.
Continua depois da publicidade
Alguns sites começaram a espalhar a ideia não comprovada de que o coronavírus possa ter passado para os humanos devido ao consumo de sopa de morcego. No entanto, não há provas de que isso seja verdade (alguns estudos apontam que a origem de algumas cepas do vírus tenham se originado de morcegos e ratos, mas não que a transmissão tenha ocorrido através do consumo) e o assunto foi compartilhado claramente com um viés xenofóbico e racista.
Como relatado por moradores brasileiros em Wuhan, a tal sopa de morcego parece ser uma lenda por lá. Em entrevista ao portal de notícias G1, um estudante brasileiro disse:
“Nunca vi essa sopa de morcego. Vi algumas fotos e vídeos e nem imaginava que tinha isso aqui […] A maior parte da crença popular sobre a alimentação chinesa é bem estereotipada. Nunca vi carne de cachorro, nada disso.” 
Apelo ao preconceito desde sempre
É bom relembrar que rumores a respeito dos hábitos alimentares dos chineses circulam há anos pela web. Em julho de 2004, por exemplo, desmentimos aqui no E-farsas uma história que já circulava desde 2001, que afirmava que os chineses comiam sopa de fetos humanos. Como você vai perceber, o criador desse rumor apelava (assim como os rumores atuais sobre a doença na China) para o preconceito e para a falta de conhecimento que temos sobre a cultura chinesa.
Conclusão
O vídeo que mostra uma feira ao ar livre vendendo animais exóticos para o consumo humano não foi gravado na China e tampouco tem a ver com coronavírus. Trata-se de mercado tradicional tailandês, filmado na metade de 2019.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.