terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Paraná investiga suspeita de coronavírus; paciente está internado em Curitiba


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANA PORTAL Imagem: Divulgação

O Paraná investiga um caso suspeito de coronavírus em Curitiba. A informação foi confirmada nesta terça-feira (28) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). O Ministério da Saúde já foi notificado e acompanha a investigação. Além disso, foram confirmadas investigações em Belo Horizonte (Minas Gerais) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul).
A Sesa ainda mantém em sigilo os dados do paciente, que está internado em um hospital da rede particular de Curitiba. A pasta não confirmou, por exemplo, a nacionalidade ou o estado de saúde.
A coordenação de Vigilância Epidemiológica do Paraná também não confirma se o paciente com suspeita de coronavírus em Curitiba está isolado.
Continua depois da publicidade 
No entanto, as autoridades de saúde informaram que o quadro de infecção respiratória é leve e está em “estágio inicial”.
Conforme a Sesa, não há prazo para que a investigação seja confirmada ou descartada. De acordo com a pasta, a expectativa é de que a situação seja definida em alguns dias.
Neste momento, o paciente está em avaliação para identificação e construção do histórico de viagem. A Vigilância Epidemiológica segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, é necessário saber se a pessoa passou nos últimos 14 dias por alguma região com outros casos confirmados. Ou, então, se teve contato direto com outros pacientes com coronavírus.
Ontem (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Sesa descartaram outro caso suspeito de coronavírus no Paraná.
O QUE É CORONAVÍRUS? 
A infecção causada pelo coronavírus já matou 106 pessoas — 100 casos apenas em na província de Hubei, onde fica Wuhan, considerada o ponto de partida da epidemia.
Continua depois da publicidade 
Além disso, existem até o momento 4.537 infectados na China.
Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), outros 56 casos de coronavírus foram confirmados em pelos menos 18 países distribuídos em quatro continentes.
No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão, mas ainda não há casos confirmados. O Paraná também adotou medidas de prevenção.
Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.
O coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.