terça-feira, 13 de outubro de 2015

Afinal de contas: estamos no Centro-Sul ou no Sudeste do Paraná?



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: EDILSON KERNICKI (RÁDIO NAJUÁ) Imagem: Divulgação

A divisão geográfica das mesorregiões do Estado do Paraná envolve algumas divergências, como é o caso da dúvida levantada pelo ouvinte da Najuá, José Augusto Gueltes, morador de Rio Azul. Ele questiona o fato de, convencionalmente, nos referirmos à nossa região como Centro-Sul enquanto que, na capital, ela acaba sendo denominada como Sudeste.
Para melhor compreender a questão, procuramos o professor Zaqueu Luís Bobato, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). De acordo com ele, as divisões geográficas no Brasil permitem uma orientação geral para definir recortes espaciais, com diversas finalidades. “No caso aqui de Irati, é interessante, porque no ano de 1983 foi fundada a Amcespar – Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná. Nessa época, a criação da Amcespar levou em consideração, obviamente, a regionalização do IBGE, que foi a de 1968, publicada em 1969”, explica.
Entretanto, com o passar do tempo, o IBGE adotou novos critérios que o levou a repensar a regionalização do Estado. Um estudo realizado em 1989 e publicado em 1990 acabou reorganizando essa divisão geográfica do Paraná em mesorregiões e o até então Centro-Sul passou a ser denominado Sudeste do Paraná. “Portanto, nossa região aqui, levando em consideração os critérios adotados pelo IBGE, nós pertencemos ao Sudeste do Estado”, reforça. MATÉRIA COMPLETA.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.