By: INTERVALO DA NOTICIAS
A lei que criou o piso nacional dos professores foi aprovada pelo
Congresso e sancionada pelo então presidente Lula em 2008. Depois de
questionada por governadores de alguns estados, que alegaram
dificuldades financeiras para cumpri-la, o Supremo Tribunal Federal, em
decisão provisória, suspendeu o piso. O caso só voltou a ser analisado,
de forma definitiva, em 2011, quando o STF validou a lei. Recentemente o
STF analisou recursos dos governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná,
Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Ceará questionando o período de
validade da lei. Eles alegam não ter condições para pagar o passivo de
três anos. A maioria dos ministros acolheu o pedido dos governadores.
Eles entenderam que, mesmo tendo sido aprovada em 2008 pelo Congresso e
sancionada no mesmo ano pelo presidente da república, o piso nacional
dos professores só passou a ser reconhecido para todos os efeitos legais
em 2011, quando o STF julgou o caso de forma definitiva. Para o senador
Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a decisão é preocupante.
Porque a partir de agora toda a vez que o
presidente e o congresso fizerem uma lei, se meses depois, um grupo
entrar com um pedido de inconstitucionalidade a lei fica em suspenso e
só passa a valer depois que o Tribunal decidir. Na verdade o tribunal
está funcionando como o Congresso então me preocupa do ponto de vista do
funcionamento das instituições. A lei não passou a ser constitucional
partir da aprovação do Tribunal. O tribunal decide se a lei é
inconstitucional.
O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, votou pela rejeição do recurso. Ele lembrou que os estados tiveram prazo para se adequarem e disse que os governadores adotam medidas jurídicas para não colocar em prática o piso nacional dos professores.
O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, votou pela rejeição do recurso. Ele lembrou que os estados tiveram prazo para se adequarem e disse que os governadores adotam medidas jurídicas para não colocar em prática o piso nacional dos professores.
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