sábado, 30 de março de 2013

Páscoa em Prudentópolis - Irmandade dos Cossacos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Outra tradição que é mantida em Prudentópolis é a Irmandade dos Cossacos. Eles são responsáveis pela guarda do corpo de Jesus que é representado pelo Santo Sudário que é visitado pelos fiéis. 
A origem do nome vem do turco Kozak que significa Aventureiros. Os Cossacos são um povo nativo das estepes  da regiões do sudeste da Europa , principalmente da Ucrânia e como do sul da Rússia. Os Cossacos são muito famosos pela sua coragem, bravura, força e as capacidades militares. Originalmente este povo é compostos por camponeses fugitivos, que escapavam dos senhores das guerras dos feudos polacos e moscovitas. 
A sua população cresceu muito durante o fim da Idade Média, devido à quantidade de camponeses que fugiram ao domínio dos senhores feudais. Já a Irmandade de Cossacos de Prudentópolis é composta por dezenas de seguidores aos costumes e tradição do povo ucraniana. Todo integrante que ingressou na Irmandade Cossacos tem como juramento de lealdade em 1º lugar à obrigação de estar em Prudentópolis na Sexta-Feira Santa e como também no Sábado para participar da vigia do Santo Sudário.


Em Prudentópolis a Irmandade Cossacos  existe deste de 1965, mais foi a 05 anos atrás que se organizou e tanto é a 1ª que tem estatuto no Brasil. Hoje são 137 membros, falou Anderson Lemos (vice-presidente).
E neste sábado, após a missa tem o encerramento junto a city dos Cossacos.
Confira a entrevista com Anderson Lemos com repórter Élio Kohut:
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.