sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Prudentópolis está entre os municípios que mais desmata a mata atlântica no Brasil

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR – Imagem: RPC
O Governo do Paraná promete zerar o desmatamento ilegal nos próximos quatro anos. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.
"Esse é o objetivo: desmatamento ilegal zero. A cada ano vai ter uma redução, isso vai ser de forma gradativa, não conseguimos estancar isso de um momento pro outro", disse em entrevista à RPC.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário, o estado deve realizar concurso público para contratar mais pessoas para a pasta e para o Instituto Água e Terra (IAT).
O secretário disse ainda que foi contratado junto a organismos internacionais financiamento para modernizar o sistema de fiscalização.
"Para que eu possa ter uma fiscalização eletrônica em que eu consigo, através de satélite, olhar a área desmatada e já emitir de forma automática o auto de infração."
Mata Atlântica 'comida pelas bordas'
Um levantamento feito de janeiro a outubro de 2022 pelo sistema de alertas da SOS Mata Atlântica e do MapBiomas revela que o Paraná foi o estado da região Sul que mais derrubou a floresta atlântica.
A área derrubada no estado equivale a quase 20 vezes o parque Barigui, em Curitiba:
Continua depois da publicidade
Paraná: 2.954 hectares desmatados;
Santa Catarina: 1.714 hectares desmatados;
Rio Grande do Sul: 1.177 hectares desmatados.
Os dados também apontam que, de julho a outubro de 2022, a quantidade de mata derrubada aumentou 83% no estado.
Em todo o Brasil, 48 mil hectares de Mata Atlântica foram derrubados nos dez primeiros meses do ano passado. No ranking nacional de desmatamento, o Paraná aparece em quarto lugar, atrás da Bahia, de Minas Gerais do Piauí.
Os flagrantes de desmatamento registrados pelo levantamento foram feitos por um satélite que tem a capacidade de enxergar áreas menores, de até de um hectare.
No Paraná, 76% dos alertas de desmatamento são de pequenas áreas. 
Entre as cidades que mais cortaram a floresta no estado estão:
Bocaiúva do Sul: 138 hectares;
Nova Laranjeiras: 135 hectares,
Prudentópolis: 110 hectares,
Pinhão: 91 hectares;
Ortigueira: 81 hectares
Continua depois da publicidade
O diretor executivo da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto, explica que a "marca" do Paraná são os pequenos desmatamentos para expansão da agropecuária.
"O satélite nos revela que a floresta está sendo comida pelas bordas, um padrão de tentar enganar a fiscalização e o satélite, cortando pequenas áreas. São muitas áreas desmatadas e isso tem um efeito enorme para a degradação da Mata Atlântica."
O diretor vê no fim do desmatamento ilegal uma questão de sobrevivência.
Continua depois da publicidade
"É uma obrigação a gente chegar ao desmatamento zero, isso é uma obrigação moral e é uma necessidade para o futuro das próximas gerações, para o o futuro da população brasileira, para a gente ter o mínimo pra gente sobreviver."
Com informações do G1/PR.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.