quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Banco Central vai começar testes do real digital com apoio de bancos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TECONOBLOG Imagem: Divulgação
Após anos de notícias sobre o assunto, parece que o real digital vai se tornar mesmo realidade, com o perdão do trocadilho. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (14) que o projeto-piloto da moeda “vai começar já agora”.
A declaração foi dada no evento BTG Pactual CEO Conference 2023. Segundo o Valor Econômico, o presidente do BC disse que os “bancos começarão a ter mais digitalização em seus balanços”.
As instituições financeiras, segundo Campos Neto, estão ajudando muito na elaboração do projeto.
Continua depois da publicidade
Um dia antes, no programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do BC contou que pretende unir o real digital com o Pix e o Open Finance até 2024. Ele também afirmou que o piloto da moeda digital deve começar a rodar em breve.
Real digital será emitido pelo BC
O real digital não será uma criptomoeda como o bitcoin e tantas outras. Ele será uma moeda digital de banco central, ou CBDC, na sigla em inglês.
Isso significa que ela não será minerada, mas emitida pelo BC e repassada aos usuários por meio das instituições financeiras. Seu valor será estável em relação à moeda atual. Para quem não tem conta bancária, será possível guardá-lo em uma carteira digital.
Ou seja, é como o real de papel ou metal, só que digital.
Uma das diretrizes, inclusive, é que ele funcione também offline — afinal, se a ideia é substituir o papel e o metal, não dá para depender da internet.
Cronograma prevê lançamento em 2023
O projeto para a criação do real digital começou em agosto de 2020, quando o primeiro grupo de estudos sobre o tema foi formado pelo Banco Central.
Continua depois da publicidade
As primeiras diretrizes para a moeda foram publicadas em maio de 2021. O desenvolvimento do real digital também envolveu desafios propostos para as empresas.
Em agosto de 2021, a previsão de lançamento era para 2023. Em outubro de 2022, um integrante do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) disse que as primeiras unidades da moeda estavam sendo criadas. Ao que tudo indica, o projeto seguirá seu cronograma e estreará ainda este ano.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.