quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

TikTok: Após morte de menina de 10 anos, Itália determina que rede social bloqueie usuários sem informações de idade

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA Imagem: Divulgação
O órgão de controle e proteção de dados da Itália determinou que a rede social TikTok intensifique as restrições de idade para uso da plataforma e bloqueie perfis de usuários sobre os quais não há essa informação. A medida vale, inicialmente, até o dia 15 de fevereiro. O pedido veio após a morte de uma menina de apenas 10 anos, que participou de desafio viral da rede social. A idade mínima para acessar a rede de vídeos curtos é de 13 anos.
Segundo a imprensa italiana, a vítima foi identificada como Antonella Sicomero, que vivia na cidade de Palermo. Ela foi encontrada desmaiada pela irmã de cinco anos no banheiro de sua casa. O acidente teria sido causado após gravar o chamado desafio "blackout", no qual a pessoa fica sem respirar. 
Continua depois da publicidade
A menina acabou entrando em coma e foi transferida para o hospital pediátrico Giovanni Di Cristina, na mesma cidade, mas não sobreviveu. A morte confirmada na última quinta-feira.
Em dezembro de 2020, o mesmo órgão italiano já havia imposto restrição ao TikTok por dar "pouca atenção à proteção de menores, pela facilidade com que contornavam o limite de idade, bem como pela falta de transparência das informações oferecidas aos usuários".
Os pais da vítima contaram ao jornal La Repubblica que outra irmã de Antonella, de 9 anos, foi quem lhes explicou o ocorrido: "Antonella estava jogando o jogo da asfixia".
— Não sabíamos de nada — confessou o pai da menina ao jornal. — Só sabia que Antonella entrava no TikTok para ver vídeos. Como imaginar essa atrocidade? — disse Angelo Sicomero, acrescentando: — A minha filha, minha pequena Antonella, morreu em um jogo extremo do TikTok, não consigo aceitar isso!
A Promotoria de Palermo abriu uma investigação por "incitação ao suicídio". Na semana passada, o TikTok emitiu uma nota sobre o caso: "A segurança da comunidade TikTok é nossa prioridade máxima, estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar em toda a investigação".

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.