sexta-feira, 10 de julho de 2020

Projeto de Turvo vence prêmio internacional de inovação juvenil rural

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO CULTURA Imagem: Divulgação

A rede colaborativa Gralha Azul, que promove atividades de turismo rural comunitário e de aventura no município de Turvo, foi vencedora do Prêmio A La Innovación Juvenil Rural, na categoria Geração de Renda. A premiação é realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio dos vencedores foi feito nesta quarta-feira (8).
O prêmio reconheceu uma iniciativa que promove turismo de base comunitária e economia circular, envolvendo famílias locais e valorizando a cultura e patrimônio natural da região.
Continua depois da publicidade
“A rede colaborativa de turismo Gralha Azul trabalha em parceria com mais de 30 famílias de Turvo, de pequenas propriedades e comunidades indígenas e quilombolas”, contou Maurício Pilati, idealizador do projeto, que foi criado há um ano e meio.
A partir dessa parceria são oferecidas várias atividades de turismo e visitação, aliando natureza, culinária e história das comunidades. “Desenvolvemos várias atividades turísticas, temos passeios voltados para áreas históricas e culturais dessas comunidades, outros de aventura, com rapel, bioacroos, aquatrekking, e passeios ecológicos e rurais, com caminhadas, voltas de charrete, cavalo, bicicleta, sempre aliado com a culinária local”, explicou o Pilati.
A iniciativa formou uma cadeia colaborativa, composta na maioria por jovens. São turismólogos, guias, instrutores das atividade esportivas, divulgadores dos pacotes. O valor dos arrecadado remunera de forma justa o trabalho de todos os envolvidos, incluindo os agricultores, proprietários, povos tradicionais. Essa é a definição da economia circular.
“O prêmio tem o intuito de valorizar iniciativas da juventude em toda América Latina e Caribe que tragam alguma inovação, forma diferentes de pensar, e creio que isso vem ao encontro do que a gente está fazendo aqui, que é justamente repensar os nossos modos de agir, de se organizar e trazer essa valorização cultura e a preservação ambiental”, destacou Pilati.
Segundo ele, em 18 meses de trabalho já foram cerca de mil visitantes e turistas, com 2500 atividades realizadas e 2 mil refeições servidas. Os turistas vieram, principalmente de Curitiba e Guarapuava. Além de visitantes da região e estudantes de alunos da rede pública municipal.
Qualidade de vida
Pela forma como se organiza, o projeto resgatou uma valorização familiar e da Natureza regional que antes estavam deixadas de lado. O principal atrativo aos turistas e visitantes é o que já existia e passou a ser mais valorizado.
Continua depois da publicidade
“As pessoas, sobretudo mais jovens, passaram a valorizar a natureza ao seu redor, as atividades culturais, tradições familiares e comunitárias, eles passam a resgatar isso para mostrar para outras pessoas e isso acaba fazendo parte do dia a dia de cada um”, ressalta Pilati.
Relevância internacional
Foram 576 ideias inscritas entre vinte países, sendo 114 nesta mesma categoria (Geração de Renda). As outras categorias são: Ação Climática, Comunicação e Tecnologia, Conservação, Educação, Inclusão Financeira, Segurança Alimentar, e Sustentabilidade.
O objetivo do prêmio é prestigiar projetos liderados por jovens e que expressam a vontade de fazer a diferença nas áreas socioculturais, econômicas e tecnológicas das comunidades rurais.
Premiação
Além do reconhecimento, a rede colaborativa Gralha Azul vai receber capacitação, inclusive fora do país, e poderá realizar viagens de intercâmbio, para conhecer novas experiências realizadas por jovens inovadores.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.