sexta-feira, 17 de julho de 2020

Gêmeas se reencontram após 30 anos e planejam festa online para o primeiro aniversário juntas

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

Marina Zucoloto Bertone é professora de geografia e mora em Viradouro (SP). Suelene Soares de Souza é dona de casa e mora em Senador Canedo (GO). Separadas desde o primeiro mês de vida, em 1990, e adotadas por famílias diferentes, as duas irmãs gêmeas bivitelinas, ou seja, que não são idênticas, se reencontraram por chamada de vídeo no final de junho. Neste domingo (12), pela primeira vez poderão comemorar juntas, ainda que de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19, o aniversário delas.
“Estou bolando umas coisas aqui. Conseguir estar lá, acho que não vou conseguir. Mas pelo menos na hora do almoço a gente canta um parabéns juntas por vídeo, alguma coisa assim. Eu quero muito”, diz Marina.
Desde o reencontro, no último dia 28, as duas não ficaram um dia sequer sem se falar. Quando acordam, já ligam por vídeo uma para a outra.
Continua depois da publicidade
O papo dura horas. Depois, a troca de mensagens vai até a noite. Nas redes sociais, fotos com mensagens de carinho entre elas também são frequentes.
“Era o meu sonho. Eu cresci a minha vida inteira sonhando, imaginando eu brincando com ela. A vida inteira eu tenho esse amor por ela”, afirma Suelene.
A separação
Para começar a montar esse quebra-cabeça é preciso voltar a julho de 1990. Na pacata Goiatins, localizada ao norte de Tocantins, uma jovem mãe de 15 anos deu à luz a duas crianças. De família humilde e sem condições de cuidar das filhas, a opção que surgiu foi doá-las.
Marina, que era para se chamar Suely de acordo com um bilhete deixado pela mãe ao entregar a recém-nascida , foi a primeira a ser adotada. Ela foi levada para o rancho de um casal, em Formoso do Araguaia (TO), ao sul do Estado.
Mas a mãe adotiva dela, dias depois, abandonou a menina, o marido e a cidade. O homem, sozinho, não tinha condições de cuidar da criança. 
Foi quando surgiu o casal Pedro e Sônia Bertone, de Viradouro. 
Pedro era dono de uma sorveteria na cidade paulista. Ele e mais três irmãos decidiram vender o comércio e investir em terras. Quando chegou com a esposa ao rancho em Formoso do Araguaia, foi morar ao lado da casa onde Marina estava.  
“Meu pai contava que quando ele chegou, eu estava sozinha numa rede e tinha até uma poça de xixi embaixo, porque o outro homem não me trocava. Eu ficava sozinha em casa enquanto ele ia para a roça”, explica Marina.
Ao ver a cena, Pedro quis conhecer a história da criança, que tinha 40 dias, e pediu para ficar com ela, já que ele e a esposa não podiam ter filhos. Deu certo.
Até a morte do patriarca, em dezembro de 2002, a família morou em Tocantins. Depois, mãe e filha voltaram para Viradouro. No interior paulista, Marina cresceu, estudou, e formou-se em pedagogia e geografia. Hoje, dá aulas para alunos do ensino fundamental e médio. Ela sempre soube de toda sua história. 
“Uma das formas que minha mãe sempre me contou que eu era filha adotiva é assim. Oh, você tem três mães. Tem Nossa Senhora, que meus pais sempre foram devotos, tem a mãe da barriga que fez você para mim, e tem eu, que de mim você nasceu do coração. Então, na escola, eu ainda falava para as outras crianças que elas tinham uma mãe eu tinha três. Eu sempre cresci muito bem resolvida nessa parte”, brincou.
Continua depois da publicidade
Peça por peça
Suelene, no momento da separação, foi embora com uma família de Goiatins para morar em um sítio a 60 quilômetros da cidade. Ficou lá até completar 13 anos e mudou-se para Goiânia (GO). A história da adoção e de que ela tinha uma irmã também nunca foi segredo para ela.
Já mais velha, em 2019, mudou-se para Senador Canedo, cidade a 24 quilômetros da capital goiana, onde mora com o marido, o filho e as duas filhas, e decidiu fechar o quebra-cabeça de sua vida. 
Em 2016, Suelene encontrou-se pessoalmente com a mãe biológica, após ser procurada por ela. Ganhou uma foto. Era a única imagem dela e da irmã gêmea juntas.  
“Não tinha um dia que não olhava para essa foto. É o sonho de uma vida inteira. Desde quando eu me entendo por gente, que eu sabia da minha história, que meus pais adotivos conheciam a minha história, eu sonhava em conhecer ela”, disse.
Só que para realizar esse sonho, Suelene tinha um longo caminho a percorrer. Não sabia nada sobre a irmã. Preparou um dossiê sobre o que tinha de sua história e buscou sites e comunidades na internet que auxiliam na procura por familiares.  
Peça final
A administradora de uma das comunidades procurou Suelene e as duas começaram a intensificar as buscas em maio deste ano. Um jornalista de Goiatins teve interesse na história e relatou a procura em um jornal local.
Enquanto isso, em Viradouro, Marina alimentava o desejo de saber mais da irmã, mas tinha receio do que pudesse encontrar ao aprofundar na história. 
O reencontro
Em menos de 24 horas, o cerco se fechou para Marina. Para Suelene, era o fim das buscas. No domingo pela manhã, ela recebeu uma ligação de vídeo desse jornalista e da administradora da página que a auxiliava. 
Continua depois da publicidade
“Eles ficaram me olhando com um sorriso e falaram que acharam minha irmã. Nisso eu fiquei muda. Eu já não estava acreditando mais, eu já tinha feito tanta coisa que eu coloquei na minha cabeça que não ia acontecer”, afirma Suelene.
A ligação por vídeo reuniu Suelene, Marina e a mãe biológica delas, que hoje mora em Brasília (DF).
“Saiu um oi. Ficou todo mundo chorando. A minha mãe aqui, na hora, disse ‘você é a cara da sua mãe’. A gente ficou três minutos e ninguém falava nada. Só se olhando, chorando”, relata Marina.
As irmãs optaram por não fazer o exame de DNA para a comprovação da relação entre as duas.  
Por enquanto, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, Suelene e Marina só se encontram por vídeo. As duas contam as horas para olhar nos olhos uma da outra.
Para quem esperou 29 anos anos, a distância de 554 quilômetros entre as cidades, que pode ser percorrida em sete horas e meia de carro, torna-se pequena.
“Por mim eu tinha ido até nessa pandemia, não vou mentir não. Nós já programamos, meu noivo já estudou todos os caminhos para chegar até lá. Já está tudo pronto para ir. Nós não fomos mesmo por medo. Eu tenho medo de uma história feliz virar uma história triste. Mas, por mim, eu ia passar esse aniversário de 30 anos ao ladinho dela”, relata Marina. 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.