sábado, 4 de janeiro de 2020

FATO OU FAKE? Os cientistas alertaram para risco de câncer causado por fones de ouvido sem fio?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Será verdade que os especialistas alertaram que fones de ouvido bluetooth e os AirPods podem causar câncer?
A notícia surgiu na primeira quinzena dezembro de 2019 em diversos sites e blogs e foi amplamente compartilhada através de grupos do WhatsApp, além das redes sociais. De acordo com o texto, mais de 250 médicos e cientistas de 40 países teriam encaminhado uma petição à ONU e à OMS, solicitando que as instituições realizassem pesquisas com o uso dos fones de ouvido sem fio AirPods – da Apple – e os Gear Icon e Galaxy Buds – da Samsung.
O texto ainda afirma que, segundo o documento enviado à Organização Mundial de Saúde, esses acessórios podem emitir uma quantidade muito maior de radiação por utilizar o wi-fi, apresentando, assim, possíveis riscos de câncer.
Continua depois da publicidade
Verdade ou mentira?  
No dia 11 de dezembro de 2019, vários sites começaram a espalhar essa notícia, afirmando que 250 médicos e cientistas haviam enviado uma petição à OMS e a ONU solicitando estudos em dispositivos de som sem fio. A verdade é que a tal petição existe, sim e foi enviada à ONU, só que isso não é recente!
Por não ser datada, a notícia dá a entender que a preocupação dos cientistas em relação a um possível câncer nos usuários de aparelhos que transmitem sinais de wi-fi e bluetooth é recente, mas a verdade é que a petição foi enviada em 2015, como podemos ver aqui.
Como explicado aqui, o assunto foi requentado em março de 2019, na Inglaterra, após publicação em tabloides sensacionalistas, que não perceberam (ou não quiseram mostrar) que os AirPods sequer haviam sido lançados pela Apple (suas vendas iniciaram em setembro de 2016, meses após o início das vendas do concorrente Gear IconX).
Conclusão
A petição enviada por pesquisadores à OMS solicitando estudos a respeito dos possíveis malefícios dos sinais de wifi e Bluetooth nos usuários de smartphones é de 2015 e desde então inúmeros estudos vem sendo feitos sobre o assunto e tudo indica que não há motivos para pânico.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.