By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fábio Calsavara (Jornal de Londrina) – Imagem: Roberto Custódio (JL)
Quando sair do papel, a duplicação da rodovia PR-445 no trecho entre Londrina e Mauá da Serra terá uma praça de pedágio a cada 50 quilômetros. Essa foi a proposta apresentada pela construtora Triunfo, responsável pela realização de um pré-projeto da obra. A medida deve se tornar um padrão nas próximas duplicações em rodovias estaduais, quando estas forem realizadas em parcerias público-privadas (PPP). A informação foi confirmada pelo superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Ferreira Heidegger, na manhã desta quinta-feira (14).
A construtora Triunfo pertence ao grupo da concessionária de pedágios Econorte, que hoje administra trechos das rodovias PR-445, PR-323 e PR-090 nas regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná. Além da PR-445, a PR-090 – outra rodovia na área de concessão da Econorte – também poderá ser duplicada e receber praças de pedágio em distâncias semelhantes.
A adoção de praças de pedágio mais próximas umas às outras, segundo Heidegger, é uma forma de tornar a cobrança mais barata. “Quando há praças muito distantes, pode ocorrer de um motorista usar um longo trecho e não pagar pedágio. Já quem fica perto das praças, sempre paga, independente do trecho utilizado. Assim, dá para cobrar uma tarifa menor e tornar a cobrança mais abrangente”, explicou.
Sem falar em prazos, o superintendente regional do DER garantiu que “no tempo certo” os projetos serão apresentados em audiências públicas. “É interessante, porque assim todos terão conhecimento do que pode ser feito nessas rodovias”, disse.
Procurada, a Construtora Triunfo não quis se pronunciar a respeito dos detalhes do pré-projeto.
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