sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Como achar o cometa verde que está de passagem pelo céu do Brasil? Astrônomo dá dicas para ver o astro

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: David Cruz
O cometa C/2022 E3 (ZTF) passará pela Terra depois de 50 mil anos desde a sua última aparição. No Brasil e em todo Hemisfério Sul ele será visível a partir do dia 1° de fevereiro e deve permanecer localizável no céu até o dia 10. 
Abaixo, veja dicas valiosas para aumentar sua chance de acompanhar a rara aparição do astro, que terá uma coloração esverdeada. Clique na pergunta para ver a resposta ou desça a página.
Continua depois da publicidade
1. O que é preciso para encontrar o cometa passando pelo céu?
Cássio Barbosa, astrônomo do centro universitário FEI, explica que é preciso estar em um local bem escuro. Isso porque o cometa está com um brilho considerado fraco, no limite do que o olho humano consegue captar. 
Como a Lua está em fase crescente, seu brilho pode atrapalhar. Para ver com nitidez, ele recomenda um binóculo, mas é possível enxergar a olho nu.
Como ele muda muito de posição de uma noite para outra, o melhor jeito é se valer da ajuda da tecnologia. Existem aplicativos gratuitos, como o Stellarium e o Star Walk, que permitem ver a localização dos astros no céu e saber para onde é preciso olhar.

  • Na noite do dia 4 ele estará muito perto de uma estrela brilhante azulada chamada Capela, apontando para o Norte;
  • Já no dia 10 estará muito próximo de Marte, que emite um brilho alaranjado, e está localizado na constelação de Touro. Ou seja, um pouco mais no alto, já que Capela fica mais próxima do horizonte.
2. Durante quantas noites será possível ver o cometa?
A partir de 1° de fevereiro até o dia 10 o cometa será visível durante a noite em sua trajetória pelo céu do Hemisfério Sul.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.