quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Max Verstappen não dedicou título da Fórmula 1 a Bolsonaro

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: AOS FATOS Imagem: Divulgação
É falso que o piloto da Red Bull Max Verstappen dedicou o título da Fórmula 1 a Jair Bolsonaro (PL), como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). A assessoria de imprensa do holandês desmentiu a autoria da declaração, que tampouco foi veiculada pelo no jornal norte-americano The New York Times, citado nos posts como fonte.
O conteúdo enganoso acumulava ao menos mil compartilhamentos em publicações no Facebook nesta terça-feira (14), e também circula no WhatsApp.
Continua depois da publicidade
O piloto holandês Max Verstappen não dedicou o título de campeão da Fórmula 1 ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A assessoria de imprensa do holandês desmentiu a veracidade da declaração que circula nas postagens checadas. Ao vencer o torneio, Verstappen fez agradecimentos apenas a amigos, parentes e equipe nas redes sociais. Ele foi campeão mundial da categoria após vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no domingo (12).
Segundo a peça desinformativa, a declaração teria sido feita ao The New York Times. Aos Fatos fez buscas com os termos “Max Verstappen”e “Bolsonaro + Verstappen” no site do jornal e em pesquisas gerais, mas não localizou frase exata ou similar a essa. Em outro trecho da afirmação, também há uma suposta dedicatória do piloto à sua namorada, Kelly Piquet, e ao seu sogro, Nelson Piquet. De fato, o holandês namora a filha do brasileiro, mas não há qualquer dedicatória a ambos no The New York Times (confira aqui e aqui).
As últimas menções a Bolsonaro publicadas pelo jornal americano são de 13 de dezembro, em reportagem sobre como a atual onda inflacionária global estaria dificultando o terreno político para governos de países como Brasil, Turquia e Hungria. 
Continua depois da publicidade
O The New York Times noticiou a vitória de Verstappen na Fórmula 1, mas sem menções a Bolsonaro.
Aos Fatos também buscou declarações de Max Verstappen em notícias publicadas em seu site, no pronunciamento após a corrida e em entrevistas concedidas por ele (confira aqui e aqui), e verificou que não houve qualquer dedicatória do título ao presidente brasileiro Em seus perfis no Instagram, Facebook e Twitter, Verstappen agradeceu aos holandeses, aos quais ele se referiu como “exército laranja”, à sua equipe, ao seu companheiro de equipe, Sergio Perez, e a toda sua família e amigos, sem citar nomes.
A falsa declaração é difundida com uma foto que aparece na loja virtual do piloto, mais especificamente em um moletom em homenagem ao Brasil, sem referência a Bolsonaro.
Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falso que o piloto inglês Lewis Hamilton tenha elogiado Bolsonaro ao vencer o GP de São Paulo da Fórmula 1, em novembro.
 
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP - CLIQUE AQUI.

 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.