segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Caracol que pode causar meningite se espalha por 11 estados, entre eles o Paraná

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL BEM PARANA Imagem: Divulgação
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) alertaram nesta quinta (9) sobre novos registros de aparições de uma espécie de caracol indiano nas últimas duas semanas em 11 estados do Brasil. A espécie Macrochlamys não só ameaça hortas e jardins, mas também são vetores de Angiostrongylus spp, o verme causador da angiostrongilíase e meningite eosinofilica em animais e humanos.
Continua depois da publicidade
As cidades de Maringá e Matinhos, no Paraná, além de Cubatão e Santos, foram os primeiros lugares a registrarem a presença do caracol. Agora, há registros da presença dele no Acre, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
O caracol tem o tamanho de uma moeda, tem hábitos noturnos, e se diferencia de outras espécies pela concha achatada e um chifre no final do pé dele. A espécie invasora pode ter vindo da Índia com plantas e floricultura, e pode competir com a fauna local. O maior problema é que ele não tem predadores.
 
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP - CLIQUE AQUI.

 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.