terça-feira, 3 de março de 2020

FATO OU FAKE? Meninos pintaram o corpo nu de uma mulher em frente a uma igreja no Brasil?

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Embora muitas pessoas acreditem que as chamadas “fake news” sejam predominantemente de cunho político, o universo desse termo, que se tornou bem genérico, é muito mais abrangente. Inúmeros sites e perfis em redes sociais, por exemplo, divulgam fotos, vídeos ou histórias de forma aleatória, geralmente para entretenimento, mas que frequentemente abrem uma perigosa margem para interpretações totalmente fora da realidade ou do contexto original por parte de seus respectivos públicos.
Continua depois da publicidade
Uma vez que tais sites ou perfis geralmente não se importam em explicar o contexto original, tampouco seus públicos pesquisam o contexto do que é apresentado, temos um cenário de caos: pessoas opinando sobre aquilo que não fazem a menor ideia, associando situações e acreditando que determinados casos ocorreram recentemente no país onde estão. O círculo vicioso e cômodo da mentira.
Recentemente, no dia 29 de janeiro de 2020, uma página de humor chamada “É pra rir?”, no Facebook, divulgou uma foto bem emblemática (arquivo). Nela, podemos ver diversos meninos segurando pincéis e pintando o corpo nu de uma mulher, aparentemente em frente uma igreja. A descrição apresentada pela página não é nada informativa e meramente humorística:
Toma no c…, no meu tempo me davam cartolina!..😒
Conforme é possível notar, algumas pessoas demonstraram acreditar que essa situação tivesse acontecido no Brasil. Além disso, muitos questionaram que a reação das pessoas seria diferente se fossem meninas pintando o corpo de um homem nu, por exemplo.
Entretanto, será que essa foto é realmente autêntica? Sendo verdadeira, esse caso aconteceu aqui no Brasil? Somente meninos participaram dessa ação? Qual o contexto por trás dessa foto? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de Contexto! Embora a foto seja autêntica, ou seja, não se trate de manipulação digital, esse caso não aconteceu recentemente, tampouco no Brasil! Além disso, não foram somente meninos que participaram da performance artística promovida pelo artista plástico Leonardo Otero, em dezembro de 2015, na cidade de Villavicencio, cerca de 120 km a sudeste de Bogotá, capital do país.
Inúmeras fotos foram tiradas dessa performance artística, mas “curiosamente”, ao fazermos uma busca reversa por imagens, somente esta viralizou e se transformou em “meme”.
Continua depois da publicidade 
E, uma vez que a foto foi disseminada sem nenhum contexto, ela acabou provocando muita polêmica nos lugares por onde passou.
Ao longo do tempo tivemos situações bem graves. Por exemplo, o único site em língua espanhola que divulgou essa história naquela época, o “Agencia Hoy”, disseminou uma informação falsa sobre a performance artística (arquivo). Num trecho do artigo foi mencionado que no local só havia meninos, não havia meninas. Porém, isso é mentira! Uma das fotos publicadas pela própria “Agencia Hoy” mostrava uma menina segurando um pincel na mão, algo que descartava a alegação de que só havia meninos. MATÉRIA COMPLETA.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.