sábado, 21 de março de 2020

Entenda por que Jorge Jesus, do Flamengo, é exemplo de falso positivo para coronavírus

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA Imagem: Ricardo Moraes

O resultado negativo da última contraprova de Jorge Jesus para o novo coronavírus tranquilizou a torcida do Flamengo. Personagem do clube mais popular do Brasil, o português de 65 anos se tornou um caso didático para explicar os procedimentos para verificar a contaminação pela doença. Em síntese, depois de dois testes inconclusivos e um negativo, concluiu-se que o mister nunca esteve contaminado, e não se curou ou está imune a adquirir a COVID-19.
Continua depois da publicidade
Por isso, Jorge Jesus segue isolado, em quarentena em sua casa no Rio, por precaução, assim como a maioria da população. Como já estava sem sintomas, o treinador é acompanhado pelos médicos do Flamengo de forma rotineira, assim como é feito com os atletas e demais membros da comissão técnica e funcionários.
Segundo o infectologista e professor da UFRJ Edimilson Migowski, o fato de Jesus ter acusado positivo fraco no primeiro exame diz mais sobre o próprio material usado para teste do que sobre a presença do vírus.
- É o mesmo exame, mas não é o mesmo produto [kit para teste rápido]. Você tem diversos produtos e sensibilidades diferentes. Todo teste com maior sensibilidade, pode perder especificidade. Isso faz dar falso positivo em um e inconclusivo em outro - analisa o especialista.
Quando o primeiro teste feito no departamento de futebol acusou presença de baixos títulos do novo coronavírus na amostra de Jorge Jesus, o Flamengo orientou a realização da contraprova, que deu inconclusiva também. Na terceira e última avaliação, foi confirmado diagnóstico.
- Você pode testar falso positivo por diversos motivos. Por alta sensibilidade, por baixa especificidade ou por contaminação interna. Quando você repete o exame, você repete com outros métodos ou kits. De kit para kit, varia sensibilidade ou especificidade - acrescenta o professor.
Ontem, Jorge Jesus se pronunciou depois do resultado negativo da contraprova para o novo coronavírus.
Continua depois da publicidade 
Pelo Instagram, tranquilizou a torcida do Flamengo e pediu cautela, já que continua em quarentena.
"Estou bem e mais uma vez agradeço o carinho de todos comigo. A recomendação é seguir de quarentena, que nós possamos exercer esse momento de precaução juntos e comprometidos. Um grande abraço!", postou em seu Instagram.
Segundo o técnico, apesar do alívio, ele ficou sob grande carga emocional.
"Hoje foi o primeiro dia após o resultado do novo teste. Estou bem, como estava, mas sinto em cima de mim uma grande carga emocional. Vou continuar a fazer a quarentena, porque tenho que pensar em mim e nos outros. O vírus não escolhe cor, religião, nem classe social", acrescentou, em vídeo.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.