terça-feira, 19 de julho de 2011

Usina (PCH) entre Prudentópolis e Turvo


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realiza nos dias 09 e 10 de agosto, respectivamente, audiência pública nos municípios de Prudentópolis e Turvo para discutir com a comunidade a construção de uma nova hidrelétrica na região. Nos eventos, serão apresentados os Estudos de Impacto Ambiental e os Relatórios de Impacto Ambiental referentes à construção da usina.
De acordo com o edital publicado pelo IAP, “o evento tem por finalidade esclarecer a população e demais interessados dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher as sugestões a fim de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento ora tratado”.
Nova hidrelétrica
A construção da nova hidrelétrica, denomina PCH (Pequena Central Hidrelétrica), pode dividir opiniões entre empreendedores, poder público, comunidade e ambientalistas, devido ao impacto ambiental que a obra pode causar na região onde será construída.
A usina será construída na região de Faxinal da Boa Vista, em Prudentópolis, e receberá o nome de Confluência. O empreendimento encontra-se exatamente na junção dos rios Marrecas e Cachoeira, nesta localidade, divisa entre os municípios de Prudentópolis e Turvo. Vai aproveitar um desnível de 105,40 metros, da própria queda natural do Marrecas e também de uma barragem de 24 metros de altura, que será construída. Deve gerar provavelmente 19,5 MW de energia, que será lançada na rede da subestação da Copel, de Pitanga.
O reservatório a ser formado ocupará uma área de 24 hectares, rodeado por uma faixa de proteção permanente proposta de 19,15 hectares. A previsão é de que o empreendimento total deva custar R$ 120 milhões.
As pequenas centrais hidrelétricas, como a da Confluência, costumam gerar impactos ambientes bastante reduzidos, por serem geralmente construídas em vales estreitos e encaixados, em rios cujos acidentes naturais como saltos e quedas, favorecem a geração hidrelétrica e exigem pequenos reservatórios. Mesmo assim, impactos ocorrem quando há qualquer ação humana no ambiente, envolvendo os meios físico, biológico e socioeconômico. Esses efeitos serão reduzidos ou compensados por um conjunto de medidas e programas formulados pelo Estudo de Impactos Ambientais.
Na avaliação econômica do empreendimento, a fase de planejamento e estudos promoverá um fluxo considerável de técnicos, pesquisadores, pessoal de apoio, investidores, dirigentes de empresas de consultoria, especialistas, entre outros, que demandarão bens e serviços locais. A partir do início da construção, a geração de empregos e a renda salarial a serem inseridas na economia regional, vão beneficiar estes setores. Estima-se que na fase de construção da PCH Confluência, serão gerados mais de 400 empregos diretos, além dos indiretos, com expressivo benefício sócio-econômico da região.
A operação dessa central vai ofertar mais energia no mercado da região, facilitando os investimentos industriais e, por decorrência, ampliando a geração de postos de trabalho.
 
Editais
Confira os editais de chamamento público para a participação da comunidade nas audiências públicas em Prudentópolis e Turvo.
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – SEMA
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ - IAP

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
EDITAL nº 004/2011/ GABINETE
GRUPO ESPECIAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP, órgão vinculado à SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – SEMA, em cumprimento à Resolução CONAMA nº 09/1987 e à Resolução SEMA/IAP nº 031/1998, Art 66, CONVOCA a população geral e demais interessados para participarem da Audiência Pública de apresentação do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA referente ao licenciamento ambiental dos empreendimentos abaixo citados, sob responsabilidade da empresa EPP- Empresa Paranaense de Participações S.A. As Audiências Públicas serão realizadas nas seguintes datas e locais:

1) LOCAL: Auditório da Câmara Municipal
ENDEREÇO: Rui Barbosa Nº 845 CEP 84.400-000
MUNICÍPIO: Prudentópolis-PR
DATA: 09 de agosto de 2011 HORÁRIO: às 19: horas
Empreendimento: PCH CONFLUÊNCIA

2) LOCAL: Salão da Paróquia Nossa Sra. Aparecida
ENDEREÇO: Av.Nossa Sra. Aparecida , s/n, esquina com Rua Paraná, CEP 85;150-000
MUNICÍPIO: Turvo- PR
DATA: 10 de agosto de 2011 HORÁRIO:às 19:horas
Empreendimento: PCH CONFLUÊNCIA

O evento tem por finalidade esclarecer a população e demais interessados dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher as sugestões a fim de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento ora tratado.

Texto: RedeSuldeNoticias – Foto: Divulgação (Inlustração)
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.