sábado, 4 de fevereiro de 2023

Cometa verde passa pela Terra a cada 50 mil anos e poderá ser visto do Paraná; saiba como observar

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: David Cruz
O cometa C/2022 E3 (ZTF) passa pela Terra a cada 50 mil anos e poderá ser visto no Paraná até 10 de fevereiro.
Segundo Rogério Toniolo, professor de Física na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a partir de sábado (4) o cometa começará a ficar mais alto e por mais tempo no céu, aumentando as chances de ser visto.
Continua depois da publicidade
O melhor dia para a observação do astro será na terça-feira (7), conforme o professor Amauri Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (CEP).
"No dia 7 vai ser o dia que ele vai estar mais alto com relação ao horizonte, então, é o dia que ele vai ficar mais tempo na sua observação. Geralmente, nós só conseguimos observar os cometas quando eles estão próximos do Sol, porque o Sol e o vento solar acabam, em partes, descongelando aquela 'bola de gelo suja' que é o cometa, e aí aumenta a magnitude e o brilho dele", explica Pereira,
O professor explica que a visualização do cometa está no limite da observação do olho humano, porque o astro está com um brilho considerado fraco.
Ambos os professores sugerem que o local de observação deve ser longe da poluição e luzes da cidade. 
Eles afirmam também que sejam usados equipamentos como um binóculo ou telescópio.
Além disso, dão a dica de fazer uma fotografia de longa exposição, entre 20 a 30 segundos, com a câmera ou o celular em posição fixa.
Continua depois da publicidade
De acordo com os professores, as câmeras digitais são mais sensíveis que o olho humano, o que permite o registro mais fácil do astro.
Outra dica compartilhada pelos professores é que o astro será mais visível no início na noite, antes da lua nascer. Mais tarde, o brilho refletido pela lua poderá "ofuscar" o cometa. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.