domingo, 31 de julho de 2022

Censo 2022: Recenseadores iniciam visitas às residências a partir de segunda-feira

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação
A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começarão a fazer a coleta de dados do Censo de 2022 nas residências da região. A coleta de dados deverá durar três meses e as visitas acontecerão durante o dia até o início da noite, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.
Em entrevista à Najuá, a agente censitária municipal, Ana Paula Ansolin, explicou que o principal objetivo do Censo 2022 é contar a população e descobrir como está o País. “O objetivo principal é você saber como que o Brasil está em questão de nível de escolaridade, em questão de renda. É descobrir como que está a cara do Brasil. Como que estamos hoje pós-pandemia”, disse. 
Continua depois da publicidade
O coordenador de área do censo, Cristian Prestes, conta que a contagem da população auxiliará na distribuição de recursos aos municípios. “Uma das principais vantagens do censo é que agora ele vai trazer um número exato de moradores aqui de Irati. Está sendo feito por 12 anos estimativas do IBGE da população aqui. Não temos o número exato. Pode ser diferente do que o IBGE está estimando porque o Censo é muito mais completo. Entra também os recursos de repasse do Governo Federal, do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios, de acordo com a população que o IBGE coloca como oficial município”, conta. 
A área privada também poderá utilizar os resultados do Censo para planejar ações. “Não só políticas públicas do governo, como também da área privada. Por exemplo, vamos descobrir quantas pessoas estão trabalhando ou precisando de renda, quanto mão de obra tem disponível. Talvez alguma empresa quer ir para alguma cidade, então ela vai pegar os dados do Censo para saber qual cidade está com mais mão de obra disponível, está precisando mais de emprego. 
Os recenseadores estarão identificados com colete azul e crachá, que inclui um QR Code, que levará a um site de identificação do recenseador. As identidades também poderão ser verificadas por telefone no número 0800-721-8181. “Os recenseadores vão estar identificados. 
Continua depois da publicidade
Vão estar usando colete, vão estar usando um crachá com identificação. No crachá, tem as informações ali, um 0800 que a pessoa pode ligar para verificar a identidade do entrevistador, tem um QR Code, que a pessoa pode escanear para saber também, pesquisar pelo nome, porque tem um site, o site é Respondendo ao IBGE, se a pessoa digitar no Google, ela encontra facilmente esse site. Ela vai pesquisar pela matrícula, pelo nome ou por algum documento pessoal do recenseador para saber se ele de fato trabalha para o IBGE. Vai aparecer a foto dele ali, vai comparar a foto com o crachá”, conta Cristian.
A identificação ajuda a prevenir os moradores de pessoas más intencionadas que se passam por recenseadores para aplicar golpes.  
O coordenador ainda destaca que outra característica que pode prevenir de golpes é perceber se há insistência para entrar dentro das residências. Os recenseadores não pedem para entrar nas casas das pessoas para realizar a entrevista. “Claro, tem gente que convida para entrar. Eles não são proibidos também de entrar na casa de ninguém. Se a pessoa faz questão, você sai do sol, alguma coisa assim. Mas eles não vão dizer: ‘Ah, eu preciso fazer pesquisa lá dentro da tua casa’. Isso não vai acontecer de jeito nenhum. E também as perguntas, vocês vão perceber pelas perguntas que eles fazem, que eles vão perguntar quanto que a pessoa ganha, com o que ela trabalha, mas não vão perguntar, por exemplo, dados bancários ou esse tipo de coisa”, disse. 
Continua depois da publicidade
Neste ano, os recenseadores farão a coleta de dados durante todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O horário também poderá se estender, podendo passar das 18 horas. “Como nos domicílios tem que fazer as entrevistas, se for só no horário comercial, a maior parte dos recenseadores pode não pegar as pessoas em casa. Então foi aberto também o horário um pouquinho da noite que também não incomode ninguém em casa, mas também vai passar um pouco das 6 horas, a visita do pessoal. No sábado, que é mais comum ter todo o mundo em casa e, eventualmente, no domingo também eles podem estar saindo”, conta Ana Paula.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.