sábado, 27 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Araucária não adere a decreto estadual e mantém comércio aberto

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A Prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, decidiu manter o comércio do município aberto após não acatar o decreto estadual que fechou serviços não essenciais e ampliou o toque de recolher em todo o Paraná a partir deste sábado (27). Veja abaixo serviços autorizados pelo decreto municipal.
A medida do governo estadual, anunciada na sexta-feira (26), tem o objetivo de frear o coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde no Paraná. 
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, as atividades no município podem permanecer em funcionamento desde que sigam os protocolos de higiene do município, como a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Conforme nota, a administração municipal justificou a decisão dizendo que a cidade tem índice de letalidade, que é a relação de óbitos pelo total de casos, inferior ao registrado no Paraná. 
Por conta disso, segundo a prefeitura, é possível afirmar que as medidas restritivas vigentes na cidade por decreto municipal são suficientes para frear a pandemia do novo coronavírus.
Araucária tem 13.365 casos confirmados do novo coronavírus, com 12.166 pessoas recuperadas e 164 óbitos registrados pela doença, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), na sexta-feira (26).
Decreto municipal
Conforme o decreto municipal, prorrogado até 12 de março pelo prefeito Hissam Hussein (Cidadania), é permitido também o funcionamento de casas de festas e eventos e de clubes sociais na cidade, além dos seguintes serviços:
  • Bares, com comercialização e consumo no local;
  • Clubes esportivos;
  • Realização de missas e cultos religiosos presenciais;
  • Academias;
  • Parques aquáticos;
  • Escolas de futebol e quadras privadas;
  • Utilização de todas as áreas comuns em condomínios;
  • Feiras.
O texto prevê ainda medidas obrigatórias de higienização e distanciamento que devem ser respeitadas em todos os locais. 
Continua depois da publicidade
Medida é possível após decisão do STF
A medida adotada pela Prefeitura de Araucária é possível após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de março do ano passado, que determinou que municípios têm autoridade para aderir ou não a decretos estaduais.
Durante a divulgação do novo decreto, o governador Ratinho Jr (PSD) chegou a pedir que todos os prefeitos dos 399 municípios do Paraná seguissem as mudanças anunciadas. 
Fechamento de serviços essenciais e toque de recolher prorrogado
Os serviços não essenciais estão fechados no Paraná a partir deste sábado (27) após novo decreto do governo estadual. O toque de recolher também foi ampliado e passa a valer entre as 20h e as 5h.
As medidas, que valem até 5h de 8 de março, foram tomadas por causa do aumento expressivo do número de casos de Covid-19 e em razão da alta taxa de ocupação de leitos nos hospitais de todo o estado. 
As aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas também vão ser suspensas durante o período.  

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.