quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Muita confusão no protesto pró e contra Lula



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Márcio Pinho (G1)


Uma mulher levou uma pedrada e ficou ferida na cabeça durante confronto entre manifestantes pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (17). Em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, manifestantes jogaram ovos, frutas e outros objetos uns contra os outros. A Polícia Militar acompanha os protestos.
A suspensão do depoimento de Lula sobre o apartamento triplex do Guarujá (SP), previsto para esta manhã, não evitou que grupos se concentrassem na frente do fórum para expressar seu apoio ou suas críticas ao ex-presidente.
Por volta das 10h40, o clima ficou mais tenso quando integrantes de grupo contra o governo tentou encher o boneco gigante com a caricatura de Lula chamado de "pixuleco" e foi impedido por integrantes de grupos pró-governo. Muitos manifestantes usaram sinalizadores com fumaça. Duas faixas da Avenida Abrahão Ribeiro foram interditadas pelo protesto.
Os grupos foram separados por grades. Manifestantes jogaram objetos como ovos e frutas uns nos outros. Os ânimos se acirraram, e uma mulher levou uma pedrada na cabeça.
Às 11h os manifestantes deixaram a parte onde estava separados por grades e foram para o meio da avenida. A polícia precisou intervir.
Por volta de 12h40 teve mais confusão. Manifestantes contra o governo tentaram encher o boneco com a figura de Lula e o grupo a favor do governo, em maioria, avançou contra eles. Um homem recebeu um golpe na cabeça e chegou a ficar desacordado.
Centenas de pessoas ligadas à CUT ou ao PT participam do protesto pró-Lula. Um grupo de cerca de 25 pessoas, parte delas filiadas ao PT, veio do Rio de Janeiro para apoiar o ex-presidente. Com camisetas com frases como "Lula presidente" e bandeiras do PT, eles cantavam em apoio ao ex-presidente: "Lula, guerreiro, do povo brasileiro".
Um dos manifestantes, José Ribamar Dadinho, afirmou que o grupo já sabia do cancelamento, mas decidiu fazer a viagem para apoiar. "O presidente é a maior figura do país. Os outros países sabem preservar, mas o Brasil não está sabendo. Não havia necessidade de depoimento. Está se criando um clima de insegurança jurídica", afirmou José Ribamar. Ele diz ainda que a oposição tenta criar um terceiro turno por ter perdido a disputa eleitoral em 2014. Outros manifestantes pró-Lula carregam bandeiras da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A poucos metros, pessoas com a bandeira do Brasil apoiavam a investigação e também mantiveram o protesto em frente ao fórum. Nas faixas, carregavam dizeres como "Somos Todos Sérgio Moro, em alusão ao juiz da Operação Lava Jato. Outros pediam intervenção militar.
A corretora Janda Ribeiro afirma ser a favor da prisão de Lula é que só o fato de ele ter sido convocado para depor já é um marco. Ela pede a cassação do cargo de todos os políticos envolvidos em corrupção, independentemente do partido. Outro manifestante, o aposentado Edilson Coelho, opinou que a investigação em relação ao triplex do Guarujá é só início. "É só a ponta do iceberg. O PT quebrou o Brasil. E o sítio de Atibaia? E a antena exclusiva?", questionou.
O blog do Noblat, do Jornal "O Globo", divulgou nesta quarta-feira que o amigo de Lula, o ex-sindicalista José Zunga Alves de Lima, foi o responsável por conseguir a instalação de uma antena de celular da Oi próxima ao sítio da família Lula em Atibaia, interior de São Paulo, em 2010. A antena da operadora de celular seria um presente dado a Lula por Otávio Marques de Azevedo, presidente da AG Telecom, uma das controladoras da Oi e parte do grupo Andrade Gutierrez.
Por volta das 8h40, manifestantes contra e a favor de Lula invadiram duas faixas no sentido Centro da Rua Abrahão Ribeiro e bloquearam o trânsito da via em frente ao fórum.
Cerca de cinco minutos depois, os grupos foram separados por grades. Por volta das 9h20, o número de manifestantes favoráveis a Lula aumentou. Um carro de som apoia os manifestantes.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.