quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Transmissão de Lutas de MMA na TV pode ser proibida

By: INTERVALO DA NOTICIAS

Seminário promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática reuniu especialistas para discutir o projeto de lei (PL 5534/2009) do deputado José Mentor, do PT paulista, que proíbe a transmissão de lutas marciais não olímpicas pela TV.
A audiência foi proposta pelos deputados Sandro Alex, do PPS paranaense, Silas Câmara, do PSD do Amazonas, Pastor Eurico, do PSB pernambucano e Sibá Machado, do PT do Acre, que destacou o crescimento do MMA no faturamento das redes de televisão de sinal aberto ou fechado:
"Nós sabemos que antes de falar se ele tem efeitos benéficos ou nocivos à sociedade e especialmente aos jovens, é que hoje é um grande negócio de transmissão da televisão. Chega a competir com outros grandes esportes, como é o caso do futebol. Então, o MMA ganhou notoriedade por um fator que nos chamou a atenção, pelo seu grau de violência."
MMA é mistura de algumas lutas, como judô, luta olímpica, muai-thai, caratê e capoeira.
O presidente da Confederação Brasileira de Mixed Marcial Arts, CBMMA, Elísio Macambira, discordou de quem atribui ao MMA a influência no comportamento violento de crianças e jovens. O perfil dos lutadores profissionais é pacífico, como alerta Macambira:
"Dificilmente você vê um atleta de luta envolvido em brigas, envolvido em confusão, envolvido em coisas que realmente não é legal para a sociedade, confusão e briga, porque ele é bem preparado e tem uma conciência grande de que a força dele e as técnicas desenvolvidas durante o treinamento não permite agredir ninguém e sim respeitar mais as pessoas."
A restrição do televisionamento aberto das lutas de MMA tem o apoio de Ronilson de Souza, doutor em educação, que citou alguns dos golpes usados no MMA como exemplos de um tempo de barbárie já superado.
"Atingir ou morder a orelha do oponente são coisas assim que, em 2013, não deveríamos estar mais debatendo. Um salto, um obstáculo que nós já deveríamos ter ultrapassado, como nação, como país, como cultura, já deveríamos ter ultrapassado."
O relator Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, agradeceu o alto nível dos debatedores. Araújo disse que o relatório será apresentado nos próximos dias.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.