segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Para escapar da PF, Olavo de Carvalho fugiu de carro para o Paraguai

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: METROPOLES Imagem: Divulgação
O guru bolsonarista Olavo de Carvalho não mentiu completamente quando disse, em vídeo gravado em 16 de novembro, que saiu “à francesa do Brasil”, em “voo repentino”.
A parte não revelada, porém, foi que ele não chegou aos Estados Unidos em um voo que partiu do Brasil, seja ele comercial ou da Força Aérea Brasileira (FAB), o que a instituição já negou.
A saída de Olavo de Carvalho, que veio ao Brasil para um tratamento de saúde, envolveu uma operação com longo trecho de viagem de carro até o Paraguai, de onde pegou o voo para os Estados Unidos.
Segundo apurou a coluna com aliados de Olavo, a operação para levá-lo de volta ao estado americano da Virgínia, onde ele mora, começou em 11 de novembro, dois dias após a Polícia Federal intimá-lo para prestar depoimento.
Por meio de advogados, a PF intimou o escritor a depor no inquérito que apura a suposta existência de uma milícia digital que atua para desacreditar a democracia e as instituições brasileiras.
Continua depois da publicidade
Rota de fuga
No dia 11 de novembro, Olavo e sua esposa, Roxane Carvalho, que o acompanhou durante toda a viagem ao Brasil, deixaram São Paulo de carro, com motorista, em direção a Assunção, no Paraguai.
O trajeto, de cerca de 1,4 mil quilômetros, durou dois dias. O escritor, de 74 anos, atravessou a fronteira pela cidade de Foz do Iguaçu (PR), de onde seguiu, ainda de carro, até a capital paraguaia.
Do Paraguai, Olavo de Carvalho pegou um voo em direção aos Estados Unidos no dia 13 de novembro. No dia 16, o escritor gravou um vídeo anunciando que já estava em casa.
Olavo optou por esse caminho para evitar que a PF tentasse, de alguma forma, impedir o seu regresso. A intimação pela corporação dias antes, porém, não o impedia de deixar o Brasil.
“Eu não ia ficar sentado esperando que eles me convoquem algum dia. Se apareceu a oportunidade de ir embora, vamos embora”, afirmou o escritor no vídeo de 16 de novembro, sem revelar que já havia sido intimado a depor.
Mesmo após a tentativa de “fugir” da PF, Olavo acabou prestando depoimento por videoconferência nessa quarta-feira (24/11), direto dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Outro lado
A coluna procurou Olavo, desde a tarde da quarta-feira (24/11), por meio de uma de suas filhas que mora nos Estados Unidos. Ela não negou nem confirmou a informação. Disse apenas que o pai está em tratamento de saúde.
O Metrópoles também questionou oficialmente a PF sobre registros de saída do escritor do Brasil nesse período. A corporação informou, porém, que não é permitido fornecer dados pessoais dos cidadãos, a não ser que haja autorização judicial.
A coluna também procurou a Embaixada do Paraguai no Brasil para solicitar registros de entrada e saída de Olavo de Carvalho no país vizinho. A embaixada, porém, não respondeu até o fechamento desta matéria.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.